Segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
Tubarão
24 °C
16 °C
Fechar [x]
Tubarão
24 °C
16 °C

COLUNISTAS

Marketplaces: dádiva ou maldição?

04/07/2023 20h05 | Atualizada em 04/07/2023 20h05 | Por: Mariana Goulart

É inegável que os marketplaces revolucionaram a forma como as pessoas compram e vendem produtos on-line. Essas plataformas como Mercado Livre, Shopee, MagaLu e afins oferecem uma oportunidade única para alcançar uma grande base de clientes, enquanto os consumidores desfrutam de ampla variedade de produtos e uma experiência de compra conveniente.

Alcance e visibilidade

Um dos fatores que enchem os olhos de qualquer empreendedor é a exposição instantânea para um grande público. Essas plataformas já têm uma base de clientes estabelecida e uma marca reconhecida. Ao ingressar em um marketplace, as empresas podem aproveitar esse alcance e visibilidade, pegando um atalho, sem precisar construir sua própria audiência do zero. O que pode resultar em aumento significativo nas vendas. 

Além disso, geralmente oferecem ferramentas e recursos para facilitar a venda, já que possuem toda uma infraestrutura pronta, desde métodos de pagamento e gerenciamento do estoque até mesmo serviços de atendimento ao cliente. Os consumidores muitas vezes se sentem mais confortáveis em comprar de um marketplace estabelecido do que de site desconhecido. 

A casa não é sua

No entanto, pelo outro lado da moeda, a concorrência é acirrada. Como muitos vendedores estão presentes no mesmo ecossistema, pode ser desafiador se destacar entre a multidão. Os preços podem se tornar altamente competitivos, reduzindo as margens de lucro e tornando a operação um pouco mais complexa.

E como a casa não é sua, os marketplaces têm suas próprias políticas e regras que os vendedores devem seguir, o que pode limitar sua flexibilidade e autonomia. Isso inclui a forma como os produtos são apresentados, as políticas de devolução e até mesmo a comunicação com os clientes.

Canal de vendas

Ao decidir usar o marketplace como canal de vendas, é essencial avaliar cuidadosamente, considerando o tipo de produto, o público-alvo e os objetivos de negócios individuais. E ter em mente que um olhar atento sobre publicidade e punhos de ferro sobre a parte financeira do negócio serão vitais para a sua operação prosperar.

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão (SC) - CEP: 88706-091

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!