Nos últimos dois debates realizados em Tubarão para candidatos ao Executivo de nossa cidade, percebi que faltaram propostas concretas para os principais problemas enfrentados no dia a dia pelos moradores. Sei que é importante revisar os contratos que hoje estão em vigor, sei que é necessário fazer corte de cargos comissionados, mas como resolver de fato o problema da UPA 24h, quais serão os próximos passos para que ela de fato funcione e como vão fazer para mantê-la, como resolver a questão da iluminação pública na cidade, pois a Cosip tem R$ 19 milhões em caixa, enquanto diversos locais de Tubarão estão às escuras? Esses são alguns pontos que vejo que precisam ser melhorados pelos candidatos a prefeito de nossa cidade.
Torcida organizada
Na recepção do debate da última segunda-feira, dia 19, havia uma torcida organizada do time do PL para receber Carlos Stüpp e sua equipe com palavras que melhor nem dizer aqui na coluna em respeito a você, meu leitor, mas o vídeo está rolando nas redes sociais. Após o debate o candidato a vice, dr. Jean Abreu Machado, gravou vídeo falando da situação e disse que nos próximos dias vai mostrar de fato o que está ocorrendo. O que mais me chama atenção é que alguns desses que estavam ali fazendo a “recepção” participaram do governo Joares/Caio. Essa situação só me mostra a imaturidade política que estamos vivendo na cidade. Não precisamos disso, e sim de propostas para o desenvolvimento de Tubarão.
Surpreendeu
Ainda falando do debate da Rádio Cidade, em Tubarão, quem me surpreendeu foi a candidata à prefeita Maristela Francisco (PT), com sua oratória, números apresentados e a maneira como ela conhece algumas dificuldades da cidade. Outro ponto dessa candidata é que ela não traz o fanatismo da esquerda e em nenhum momento citou o nome do ex-prefeito Olavio Falchetti, apresentando assim personalidade própria de como seria sua gestão caso vença as eleições de outubro.
Não cumpriu
No primeiro debate entre candidatos a prefeito por Tubarão, realizado pela Rádio Cidade, o candidato a prefeito Carlos Stüpp (PSDB) apresentou um documento assinado pelo seu adversário Estêner Soratto (PL) garantindo que iria representar nossa região na Alesc caso fosse eleito. Soratto foi eleito deputado estadual e já no seu primeiro ano de mandato acabou se licenciando para assumir a Casa Civil. Até que retornou para a Alesc pois deputados estaduais o “fritaram” para o governador por falta de jogo de cintura em algumas situações.
Educação mal avaliada
Uma pesquisa recente do Instituto Mapa demonstrou dado preocupante: 52,9% da população catarinense reprova a política pública de educação do atual governo de SC. Isso ocorre porque o governo de Santa Catarina não investe como deveria em ações para melhorar as condições de ensino. Outro ponto é falta de valorização dos profissionais, sem um plano de carreira adequado. Vale ressaltar que a carreira do magistério em Santa Catarina é uma das piores do país. A pergunta que faço é a seguinte: esse é o jeito sério de governar o nosso Estado, deixando a educação do modo que está?
Bastidores da política
Polêmico e bem informado, Mexicano é uma das vozes mais conhecidas do rádio na região. Agora ele também vai contar aqui, às quartas-feiras, todas as informações do cenário político - sem abrir mão de sua opinião afiada!