No próximo dia 20 Morro da Fumaça comemora 61 anos de emancipação política-administrativa. Por alguns anos, essa cidade foi um lar para mim, onde estabeleci amizades duradouras que considero como irmãos. Além disso, tive a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos que adquiri no jornalismo nas rádios comunitárias da cidade. Desejo sucesso e muita prosperidade para Morro da Fumaça.
Laje da Jagua
Eu não me canso de falar sobre a Laje da Jagua, a maior onda do Brasil. Acredito que isso colocará Jaguaruna no mapa do mundo, e isso já está acontecendo. Fiquei muito feliz em ver uma comitiva de Jaguaruna em Florianópolis, reunida com o secretário da Casa Civil, Soratto Júnior, para discutir esse assunto. A luta incansável do surfista de ondas gigantes Thiago Jacaré nos últimos 20 anos finalmente está surtindo efeito. Pela primeira vez, um governo estadual demonstrou algum tipo de apoio e deu atenção a essa questão. Parabéns ao Jacaré, a toda a equipe dos Jagua Boys, ao Soratto Júnior e ao governo Jorginho Mello pelo interesse demonstrado em nossa cidade.
Bazar
Estive acompanhando de perto o bazar beneficente promovido pela Associação de Moradores do Balneário Torneiro e considero louvável todo o trabalho realizado pela comunidade em busca de recursos para manter a associação ativa. Torneiro, que está localizado ao sul de Jaguaruna, muitas vezes é negligenciado pela maioria da população jaguarunense. Parabenizo toda a diretoria pelos esforços empreendidos e pelo sucesso alcançado nessa iniciativa.
Representatividade
As comunidades do interior de Jaguaruna têm uma importância significativa e é fundamental que busquem por representação política. Um primeiro passo para isso é trazerem seus títulos eleitorais para Jaguaruna. É surpreendente o número de pessoas que residem na cidade, mas votam em outros municípios. Conheço pessoas nessa situação há mais de uma década, e acredito que o número seja ainda maior do que imaginamos. Essa situação afeta diretamente a representatividade e os interesses das comunidades. É essencial que cada cidadão exerça seu direito de voto no local onde reside, para que seus anseios e demandas sejam ouvidos e atendidos. A participação política local fortalece a voz das comunidades, contribuindo para o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida de todos.
Dificuldade
A distância até Tubarão é uma grande dificuldade para os moradores de Jaguaruna que desejam transferir seus títulos eleitorais. Embora a opção on-line já esteja disponível, muitos não possuem conhecimento ou equipamentos necessários para realizá-la. É fundamental que o Tribunal Eleitoral facilite o processo e ofereça suporte para promover a conscientização sobre a importância da participação política local. Garantir que todos tenham acesso igualitário ao exercício do voto é essencial para fortalecer a representatividade e o desenvolvimento de Jaguaruna.
Cotidiano
Com opinião e análise, jornalista traz informações sobre política e os assuntos do dia a dia que impactam a vida do leitor