Nesta sexta-feira celebramos o Dia Internacional da Mulher, uma data importante para toda a sociedade, considerando muitas conquistas das mulheres, como o direito ao voto e direito a dirigir, ambos conquistados em 1932, o que podemos considerar atos recentes no Brasil. Tenho consciência de que as mulheres estão cada vez mais conquistando seu devido lugar, mostrando sua força, competência e determinação. Quero aqui desejar um feliz Dia das Mulheres a todas as mulheres leitoras da coluna. Que possamos continuar avançando na luta por igualdade, respeito e reconhecimento. Parabéns a todas vocês, mulheres!
Encontro macrorregional
Na região, o encontro do PSD está marcado para acontecer em Criciúma, no dia 6 de março, às 19h, na AM Master Hall. O evento reunirá lideranças da AMREC, AMESC e AMUREL. O objetivo é fortalecer o time que já conta com nomes como Clésio Salvaro, Topázio Neto, João Rodrigues, Júlio Garcia, Mario Motta, entre outros. O PSD tem filiado diversas lideranças na região, sendo um partido que tem se fortalecido neste ano visando às eleições de 2026. Na região, o prefeito de Criciúma é quem conduz toda essa onda.
Fim de temporada
Aos poucos, grande parte dos veranistas está deixando os balneários da região e retornando para suas casas, desocupando suas moradias temporárias na praia. Vale ressaltar que o grande impulso econômico das cidades litorâneas da região ocorre durante a alta temporada de verão. Em Jaguaruna, por exemplo, a chegada da temporada atrai mais de 100 mil pessoas, entre veranistas e turistas. A cidade também apresenta o fenômeno de que cerca de 60% das residências são usadas apenas para esses fins, como casas de veraneio.
Retornos
É bastante cobrado pelos veranistas que invistam nas praias parte do dinheiro arrecadado durante o veraneio. Além disso, os impostos recolhidos dos imóveis ao longo do ano também são pagos. Portanto, é importante que o Poder Público se prepare para as próximas temporadas, garantindo que questões como alagamentos, coleta de lixo, segurança e iluminação estejam adequadas para serem desfrutadas tanto pelos moradores das praias quanto por aqueles que as frequentam apenas no verão.
Terrenos
Os proprietários de terrenos baldios, casas abandonadas e imóveis de qualquer tipo que estejam sem os devidos cuidados deveriam ser cobrados com rigor pela situação em que deixam seus bens. O aumento nos casos de dengue é preocupante, mesmo não estando na época em que ela é mais incidente. Alguns municípios já aplicam multas aos proprietários de imóveis abandonados para que realizem a limpeza. Quando isso não acontece, o próprio Poder Público realiza a limpeza, e o valor é cobrado com o IPTU. Pessoal, vamos nos conscientizar! Não só pela dengue, mas também em respeito aos vizinhos e moradores em geral.
Cotidiano
Com opinião e análise, jornalista traz informações sobre política e os assuntos do dia a dia que impactam a vida do leitor