Carlos Moisés, atual presidente do Republicanos, gostou do jogo. Para quem entrou na política quase por acaso, meio de última hora, o ex-governador planeja se candidatar a deputado federal na próxima eleição. Pessoas próximas a Moisés descartam sua candidatura a prefeito de Tubarão, a despeito da aposta de muitos. Mas há outra alternativa. Ninguém considera Moisés carta fora do baralho na próxima majoritária estadual. A avaliação é de que essa decisão vai depender do desempenho de Jorginho Mello como governador e se Moisés consegue manter ou ampliar um competitivo cacife político junto ao eleitorado.
Ainda o xadrez
No xadrez de Moisés, seus apoiadores consideram também um terceiro elemento, que se chama Décio Lima, do PT. Décio, principal nome da esquerda hoje no Estado, foi responsável por tirar Moisés do páreo, no segundo turno, mesmo sem nenhum cargo que o pusesse em vitrine. Com o petista como presidente nacional do Sebrae, o nome de Décio volta a ficar em evidência, o que pode ser um trunfo seu na disputa pelo governo do Estado.
Sem Pix
Mal assumiu, Jorginho Mello tratou de suspender inúmeros repasses de recursos aos municípios, iniciados pelo antecessor, como o Pix e o Plano 1000. Jorginho ainda vive a lua de mel, aqueles primeiros dias de governo que servem mais para tomar pé da situação e, de certa forma, o livram de críticas. Mas se a torneira continuar assim fechada, tem prefeito avaliando começar a atacar o governo.
Republicanos
Recentemente foi fundado em Pedras Grandes o partido Republicanos, o mesmo de Carlos Moisés. O novo partido deve compor a base de apoio ao prefeito Agnaldo Filippi.
Esquentou
Obetudes da Silva, presidente da Câmara de Sangão, não gostou de fake news das quais está sendo vítima e subiu o tom nesta segunda-feira. Disse que vai fazer auditoria das contas do Legislativo e rebateu críticas à ida de vereadores a Florianópolis para um curso. Obetudes também estranhou não ter podido discursar, como presidente do Legislativo, nos eventos em comemoração ao aniversário do município semana passada.
Concessão
O vereador de Tubarão Felippe Tessmann, do Podemos, apresentou esta semana dois requerimentos que tratam da possibilidade de concessão de bens públicos à iniciativa privada. O primeiro deles é para a administração dos cemitérios públicos do município. Tessmann cita exemplos de cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Criciúma e Orleans. A outra proposta se refere à sugestão de concessão da Arena Multiuso, com vistas à sua modernização e exploração comercial. O vereador requer do município, para tanto, a elaboração de estudos de viabilidade.
Notícias e análises
Para quem quer saber o que movimenta a política e os seus bastidores, com a análise e a opinião do diretor da Folha Regional