Em coletiva de imprensa, Samira Porto se pronunciou e em seguida assinou o termo de posse na manhã desta quinta-feira após afastamento do prefeito
A vice-prefeita de Capivari de Baixo, Samira Porto (MDB), assumiu de forma interina, o cargo de prefeita do município na manhã desta quinta-feira, dia 15. Antes da assinatura do termo de posse, ela convocou uma coletiva de imprensa para se pronunciar sobre o afastamento do prefeito Claudir Bitencourt (PL), alvo de denúncias apresentadas na Câmara e que resultaram na instauração de uma comissão processante.
:: Saiba mais
Samira Porto pode assumir prefeitura de Capivari de Baixo; prefeito recorre na justiça
O afastamento pode durar até 180 dias e segue o que determina a Lei Orgânica do município.
Samira afirmou que o município não pode ficar sem comando e que tomará as medidas cabíveis para dar continuidado aos trabalhos. Ela diz que não pretende fazer mudanças nos cargos dos servidores, com exceção da secretaria de Educação, alvo das denúncias na Câmara. Conforme a prefeita interina, a partir de agora, junto com o setor jurídico, serão analiadas as denúncias para tomar as providências necessárias.
A assinatura do termo de posse foi acompanhada e assinada também pelo presidente da Câmara de Vereadores Marcelo Augusto Muraro Machado.
O prefeito de Capivari de Baixo, Claudir Bitencourt (PL), disse em nota oficial, na noite desta quarta-feira, dia 14, que as denúncias apresentadas na Câmara e que resultaram na instauração de comissão processante são “ataques” e “se apoiam em questões burocráticas e formais, que estão sendo utilizadas como instrumento político, em uma tentativa clara de me afastar do cargo confiado pelo povo”.
Como a Folha Regional já informou, o prefeito entrou com ação na justiça para tentar reverter o seu afastamento do cargo. A qualquer momento pode sair a decisão do Juízo da Vara Única da Comarca de Capivari de Baixo. “Não há crime. Não há má-fé. O que há é trabalho sério, projetos planejados e ações concretas em todas as áreas do município: educação, saúde, infraestrutura e assistência social. E, infelizmente, também há interesses políticos que tentam desestabilizar nossa gestão e prejudicar o andamento da cidade”, diz em nota.
Confira o pronunciamento: