Eles gravaram um vídeo rasgando papéis com as frases simbolizando a importância da mudança e conscientização sobre o racismo
Divulgação/Folha Regional Na semana da Consciência Negra, escolas municipais de Pescaria Brava realizaram diversas atividades alusivas ao tema, trazendo reflexões e envolvendo a participação da comunidade escolar.
Na EEB Luís Pacheco dos Reis, os estudantes discutiram como palavras e expressões racistas ainda machucam e marcam a vida de muitas pessoas. Foi quando surgiu a ideia de representar a ação em forma de vídeo.
A diretora Jamile da Motta Heleno Antônio, conta que as turmas se reuniram e decidiram transformar essa reflexão em um vídeo forte e objetivo, mostrando placas com termos que historicamente foram usados para ofender pessoas negras.
O projeto fez parte do trabalho desenvolvido na escola, que todos os anos busca promover a valorização da cultura negra e o combate ao racismo.
“Para nós, educadores, refletir sobre essa data é essencial. A Consciência Negra nos lembra da importância de educar para o respeito, para a igualdade e para a construção de uma escola que acolhe e valoriza todos. Cada ação como essa reforça o nosso compromisso com uma educação antirracista”, comenta a diretora.
O vídeo foi divulgado nas redes sociais da escola e ganha repercussão entre a comunidade. “Hoje nossos alunos levantam palavras que, por muito tempo, foram usadas de forma equivocada e carregadas de preconceito. No vídeo, eles mostram termos que precisam ser repensados, discutidos e transformados — porque respeito também se aprende, se pratica e se ensina. Que este dia nos convide à reflexão, à empatia e à valorização da história e da cultura negra”, diz a legenda da publicação.