Segundo Atlas da Violência, o município aparece em 4ª lugar no ranking das cidades com mais de 100 mil habitantes
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou nesta semana o Atlas da Violência que mede o nível de segurança das cidades com mais de 100 mil habitantes a partir do número de homicídios ocorridos para o ano de 2022. Tubarão aparece em quarto lugar, sendo assim uma das cidades mais seguras do país nesse quesito.
Jaraguá do Sul é a cidade que ficou em primeiro lugar, seguida por Atibaia (SP) e Botucatu (SP). Tubarão ficou na quarta colocação com quatro homicídios registrados em 2022, uma taxa de 3,6 homicídios para cada 100 mil habitantes.
O ranking considera 319 municípios. Santo Antônio de Jesus (BA), com 97 homicídios e uma taxa de 94,1 homicídios para cada 100 mil habitantes, tem o pior desempenho na segurança, segundo o Ipea.
Em relação ao Atlas da Violência do ano de 2021, Tubarão deu um salto de qualidade na área da segurança pública. Naquele ano, o município estava em 15º lugar, ganhando 11 posições no ano seguinte.
De maneira direta, na área da segurança pública, a Prefeitura de Tubarão atua através de diversas iniciativas com a Secretaria de Segurança, Trânsito e Patrimônio e a Guarda Municipal, e também por meio de convênios junto ao Corpo de Bombeiros e à Polícia Militar e Polícia Civil, que tiveram papel fundamental e protagonismo para que o município conseguisse esse destaque nacional.
Santa Catarina também registrou queda e está entre os menores indicadores do país nos dados relacionados a homicídios divulgados pelo Atlas da Violência 2024, produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). A edição deste ano leva em conta informações referentes a 2022.
Menores taxas de homicídios em cidades com mais de 100 mil habitantes em Santa Catarina.
Jaraguá do Sul – 2,2
Tubarão – 3,6
Brusque – 4,2
Criciúma – 6,1
Lages – 6,7
Blumenau – 6,9
Florianópolis – 8,9
Itajaí – 9,1
São José – 9,6
Camboriú – 9,7