Evento ocorre no Balneário Arroio Corrente e segue até domingo
“Viva a Festa da Tainha, viva aos pescadores!”, celebra o padre Antônio Hemkemeier ao ministrar a missa que marcou a abertura da 13ª edição da Festa da Tainha, em Jaguaruna, na noite desta sexta-feira, dia 19.
Moradores e visitantes participaram do momento religioso que abençoou a comunidade do Balneário Arroio Corrente que sedia o tradicional evento.
A abertura também teve atrações musicais com a apresentação da banda Amor à Pátria seguida dos shows com Jackson Santos e Katia Flavia.
“A Festa da Tainha é uma celebração que resgata memórias afetivas da população local. É um momento de comemorar a safra da tainha, reunir-se na praia durante o inverno, reencontrar amigos e fomentar a economia local na baixa temporada. A festa também destaca a importância dos voluntários, que fortalecem o senso de comunidade e união”, destaca o presidente da associação Amor-Pra-Jagua, Felipe Nardi, responsável pela organização do evento.
A grande estrela da festa, a tainha, começou a ser assada na noite desta sexta-feira animando os participantes que puderam consumir a gastronomia típica local.
O evento segue neste sábado, dia 20, com mais shows musicais, além da participação da Associação Jaguarunense de Artesãos (Ajart), com artesãos locais, e brinquedos infláveis.
Neste ano, a festa também conta com uma ação inovadora e sustentável. Os resíduos orgânicos estão sendo separados na cozinha da festa, que também tem lixeiras seletivas em diferentes espaços.
A bióloga, consultora e educadora ambiental de Jaguaruna Vanessa Pacheco em parceria com a Câmara Técnica de Turismo e Sustentabilidade do Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL) de Jaguaruna, fará a seleção dos resíduos sólidos e orgânicos que serão produzidos no decorrer da festa.
:: Saiba mais
Festa da Tainha terá ação de sustentabilidade com coleta seletiva de resíduos
No domingo, dia 21, a programação terá missa de abertura, a partir das 10h30, seguida dos shows com Ricardo Chimas e encerra com Samba Retrô, a partir das 14h30.