Evento encerra neste domingo com as finais das provas e premiações, além do show com Chiquito e Bordoneio
Milhares de pessoas passam desde quarta-feira, dia 17, pelo Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Estância do Retiro, em Jaguaruna, para participar da 39ª edição do Rodeio Crioulo Interestadual, conhecido também como Rodeio da Jagua. A expectativa da organização é reunir 50 mil pessoas nos cinco dias de evento.
Na noite deste sábado, dia 20, foi realizada a abertura oficial com a presença de autoridades e uma cerimônia que emocionou o público. Em seus cavalos, a patronagem do CTG circulou na arena com as bandeiras, seguida da entrada em um cavalo de boi trazendo as prendas.
A solenidade foi marcada pela participação de autoridades do município com a presença de vereadores, representantes de entidades, do deputado estadual Estêner Soratto, e da Banda Amor à Pátria, que encantou os participantes com suas músicas.
Durante os discursos, as autoridades reforçaram a importância de se manter a tradição e a cultura do rodeio, que reúne famílias, que passam os ensinamentos entre as gerações.
O patrão do CTG, Agnaldo da Silva Serafim, conduziu uma homenagem aos 40 anos de fundação do CTG Estância do Retiro e a todos que contribuíram para o fortalecimento dessa cultura no município. “Estamos completando 40 anos de fundação, de uma entidade que não é apenas tradicionalista, mas também tem um papel social importante”, afirma.
Durante a cerimônia, as luzes foram apagadas e uma roda de fogo iluminou a arena em homenagem a todos que já passaram pelo local. “40 anos de história e nós temos duas palavras: uma é gratidão e a outra é saudade. Fica a nossa homenagem a todos aqueles que partiram e deixaram um legado aqui no CTG Estância do Retiro”, diz o patrão durante seu discurso seguido de uma oração.
O deputado estadual Estêner Soratto também participou da solenidade e destacou a importância do evento como propulsor do turismo e do movimento econômico no município. “É um evento que reúne a família e fiz questão de estar aqui para prestigiar toda a diretoria que faz um excelente trabalho. O turismo de eventos movimento a economia e um desses eventos são os rodeios, que movimentam mais de 50 mil pessoas só em Jaguaruna. Temos que incentivar a continuidade destas ações para geração de renda e bem-estar social”, destaca.
De acordo com o patrão do CTG, Agnaldo da Silva Serafim, mais do que fornecer entretenimento, a cultura do rodeio reflete valores, tradições, senso de comunidade, além de contribuir com o turismo e a economia local.
Milhares de pessoas de diferentes regiões participam das competições de laço e prestigiam as feiras e shows locais e nacionais que fazem parte da programação.
Programação
A programação iniciou na quarta-feira, dia 17, e conta com cinco shows nacionais, com estrutura para acampamento, praça de alimentação coberta, e as feiras agropecuária, da indústria e comércio, da agricultura familiar e de artesanato. O evento encerra neste domingo, dia 21, com as finais das provas e premiações, além do show com Chiquito e Bordoneio.