Entenda as regras do benefício adicional para aposentados por incapacidade permanente e saiba como fazer o pedido pelo Meu INSS
Foto: Divulgação INSS Aposentados do INSS que recebem aposentadoria por incapacidade permanente — conhecida também como aposentadoria por invalidez — podem ter direito a um aumento de 25% no valor mensal do benefício. O adicional é voltado às pessoas que comprovam depender de outra pessoa para cumprir tarefas essenciais do dia a dia, como tomar banho, se alimentar ou se locomover.
O pedido pode ser feito totalmente online, sem necessidade de comparecer a uma agência. No entanto, durante a análise, o INSS pode convocar o segurado para uma perícia médica ou avaliação social.
Leia também: Beneficiários têm 30 dias para fazer a prova de vida do INSS e evitar bloqueio do benefício
O adicional é destinado a aposentados que enfrentam limitações graves, confirmadas por laudo médico e avaliação do INSS. Entre as situações que garantem o direito ao benefício, estão:
Se o aposentado estiver em processo de avaliação para invalidez, também pode solicitar o acréscimo.
O procedimento é rápido e pode ser feito pelo celular ou computador. Veja o passo a passo:
Siga as orientações até finalizar a solicitação.
Para o titular do benefício:
Para representante legal ou procurador, quando houver:
Se o INSS considerar necessário, o segurado será convocado para uma perícia. A data, horário e local são definidos pelo próprio órgão. No dia da avaliação, é importante levar:
Após a perícia, o pedido é analisado por um supervisor do INSS antes da liberação do resultado.
Abra os detalhes para acompanhar o andamento.
Segundo o portal oficial de serviços do governo federal, o prazo médio para conclusão desse tipo de solicitação é de até 45 dias úteis.