Escritora Edla Zim e músico Seu Maneca garantiram a diversão dos estudantes ao levarem mensagem de conscientização de forma lúdica e divertida
Divulgação/Folha Regional Um projeto pedagógico desenvolvido na Escola Antônio João Mendes, localizada no Balneário Camacho, em Jaguaruna, proporcionou momentos de aprendizado e muita diversão aos alunos.
As turmas tiveram a oportunidade de conhecer e interagir com a autora do livro “O Gambazinho Travesso”, a escritora Edla Zim, e com o compositor da música “O Gambazinho”, o músico Seu Maneca.
Livro e música foram utilizados como ferramentas pedagógicas em projeto de leitura e valorização da literatura infantil, desenvolvido pelas professoras Jeanine Theodoro e Neide Agostinho.
O projeto dá continuidade a uma iniciativa anterior voltada a aproximar os alunos do universo literário e reduzir o tempo de exposição às telas e teve início na residência da escritora, conhecida como a “Casa da Floresta”, com sessão de autógrafos e visita técnica.
.jpg)
Durante dois meses as professoras desenvolveram o projeto que teve a participação das famílias, especialmente quando a música composta para o livro, pelo músico Seu Maneca, foi utilizada para o desdobramento das atividades que incluíram as atividades de leitura, escrita e artes.
“Foi lindo ver a interação das crianças com a música e com o livro. Soube que um pai chegou a cantar com a filha a música para incentivá-la. Para nós é gratificante ver nosso trabalho contribuindo para a educação e conscientização das crianças para a preservação ambiental”, comentou a escritora Edla Zim.
Ela foi convidada nesta semana para estar junto com o músico na escola e se apresentarem aos alunos. Durante o evento, as turmas apresentaram atividades como poemas, acrósticos, cartas e bilhetes, além de uma apresentação musical inspirada na canção “O Gambazinho”, composta por Seu Maneca, artista que está envolvido com o projeto desde o início.
.jpg)
“Pensa na alegria e felicidade de quem recebe o melhor cachê que pode ser recebido. Aquele que é caro, é raro, não tem preço. Muito obrigado. A professora utilizou a música em sala de aula e ainda incentivou os alunos a criarem atividades artísticas junto das famílias — e o resultado foi pura emoção!”, compartilhou Seu Maneca.
Juntos, autor da melodia, alunos, professores e a escritora, entraram na melodia que apresenta de forma lúdica, o Gamba, único marsupial brasileiro.
O evento contou a participação de representantes da Secretaria de Educação do município de Jaguaruna, diretores da Cergal - empresa parceira na aquisição de livros para o projeto, direção da escola e imprensa.