Há dois anos, a comunidade solicita a criação da seção para facilitar o acesso à urna aos moradores das praias
O Balneário Arroio Corrente, em Jaguaruna, ganhará uma seção eleitoral própria. A instalação será consolidada nos próximos dias pela Justiça Eleitoral.
Segundo os moradores, a solicitação da descentralização do local de votação iniciou há cerca de dois anos, pela Associação de Moradores da Praia do Arroio Corrente Amor-Pra-Jagua, liderada pelo então presidente Felipe Nardi, com o apoio do atual vereador César Damiani.
“Esse foi um trabalho construído com união, persistência e compromisso com a comunidade. A criação dessa seção eleitoral é uma vitória de todos nós e um passo importante para que as praias de Jaguaruna tenham voz e representatividade nas próximas eleições”, destacou o vereador César Damiani.
A mobilização também contou com a adesão da Associação dos Moradores do Balneário Figueirinha, fortalecendo o movimento pela descentralização do voto e aproximando o processo eleitoral dos moradores das praias.
Nos últimos meses, o trabalho ganhou continuidade sob a liderança do atual presidente da Associação de Moradores do Arroio Corrente, Richardson Ramos de Souza.
“Foi um esforço coletivo das associações, moradores e lideranças comunitárias. Agora, com a seção eleitoral criada oficialmente pela Justiça Eleitoral, o próximo passo é incentivar os eleitores a transferirem seus títulos para o Arroio Corrente”, reforçou Damiani.
Atualmente Jaguaruna conta com 15.827 eleitores. Para consolidar a nova seção eleitoral, são necessários no mínimo 150 eleitores.
Justiça Eleitoral em Jaguaruna
“Justiça Eleitoral em movimento: nossos serviços mais perto de você” é um projeto desenvolvido pela Justiça Eleitoral catarinense com o intuito de expandir os serviços eleitorais a comunidades não alcançadas pelo atendimento presencial.
A proposta também visa antecipar atividades do calendário das Eleições 2026, promovendo atendimentos volantes e ações de divulgação.
As equipes do projeto estarão em Jaguaruna de 21 a 24 de outubro, das 13h30 às 17h30, na Câmara Municipal para realizar os atendimentos. Os moradores que tiverem interesse em transferir o título para a nova seção eleitoral poderão solicitar o serviços neste período.
O objetivo é estimular desde já a procura pelos serviços eleitorais, antes de 6 de maio de 2026, quando se encerra o prazo para solicitações de primeiro título, transferência, atualização de dados e regularização da situação junto à Justiça Eleitoral.
É necessário levar documento oficial com foto e comprovante de residência.