A quarta-feira será marcada por máximas acima dos 20°C em Tubarão e região
Desde a última semana, Santa Catarina está sendo marcada pelo avanço de uma intensa massa de ar polar que atuou também em outras regiões do Sul do Brasil. Porém, o frio intenso tem data para acabar. O tempo volta a esquentar porque a massa de ar frio perde força e se desloca para o oceano mais para o fim da semana.
De acordo com a meteorologista da Epagri/Ciram, Marilene de Lima, a massa de ar frio começa a perder força a partir desta quarta-feira, dia 14.
Nesta quarta, ainda há a possibilidade de temperaturas negativas, com o dia começando entre – 4°C a 6°C em Santa Catarina e com condições de geada ampla nas áreas altas do Estado, especialmente do Extremo Oeste ao Planalto e, de forma isolada, no Alto Vale do Itajaí e Florianópolis serrana.
Durante a tarde, a máxima será abaixo de 20°C na maioria das regiões, chegando a 24°C no Oeste e ficando em 22°C na região sul, especificamente em Tubarão.
A agitação marítima também diminui em todo o litoral ao longo do dia, mas ainda são esperadas ondas de até 3,0 m no Litoral Sul e até 2,5 m em alto mar na região de Florianópolis.
A quinta-feira, dia 15, será mais um dia de tempo firme e sensação de frio em Santa Catarina. Em comparação ao dia anterior, a abrangência do frio diminui e as temperaturas mínimas negativas devem ficar mais restritas às áreas serranas, principalmente entre os planaltos e Meio-Oeste. Entre o Extremo Oeste, Oeste e Alto Vale do Itajaí, as mínimas variam entre 2°C e 8°C com valores pontualmente menores e nas demais áreas oscilam entre 3°C e 11°C.
A sexta-feira, dia 16, também será de tempo firme em Santa Catarina, com predomínio de sol entre poucas nuvens. Segue a condição para a formação de nevoeiros entre a madrugada e manhã, especialmente nas regiões de Vale, próximas a rios e no litoral, que se dissipam ao longo do período matutino.
As temperaturas mínimas variam entre 9°C e 13°C em grande parte de Santa Catarina. No período da tarde, as máximas variam entre 22°C e 24°C nas áreas costeiras e no Planalto Sul, mas nas demais regiões oscilam entre 27°C e 31°C.