Empresa responsável pela construção das pontes iniciou a instalação dos maquinários no local
A obra de construção da ponte na Rodovia Municipal Pedro Rosa Lemos, a conhecida Estrada da Jabuticabeira, está sendo retomada na tarde desta terça-feira, dia 9, em Jaguaruna. A previsão divulgada pela prefeitura era de que os trabalhos seriam retomados na última quinta-feira, dia 4, pela empresa responsável, porém, as equipes chegaram ao local nesta terça.
::: Saiba mais :::
Construção da ponte da Jabuticabeira deve reiniciar nesta quinta-feira em Jaguaruna
A empresa Setep, vencedora da licitação do loto 2 das obras, havia suspendido os trabalhos há algumas semanas e aguardava o repasse de aditivo no valor de R$ 1,6 milhão. Com a confirmação do recurso, a empresa reinicia os trabalhos para execução do enrocamento e construção das cabeceiras da ponte, que já está concretada. Na última semana foram feitos trabalhos de marcação topográfica e relatório ao Iphan. Conforme o fiscal de obras, na ponte dois estão sendo retirados os ‘cimbramentos’ para começar o enrocamento nas cabeceiras.
De acordo com a prefeitura, a empresa justificou o valor do aditivo para execução de alguns serviços não previstos em projetos, como: alteração do greide da pista; escavação e substituição de solo mole por solo de boa resistência; execução de nova linha de rede elétrica de acordo com as normas de Cergal, já que houve supressão dessa atividade no contrato; execução de drenagens não previstas em projeto, além da execução de enrocamento nas cabeceiras das pontes.
Ainda conforme a prefeitura, com a conclusão da ponte, o trânsito será liberado no trecho para carros pequenos.
Atrasos na obra
A obra, iniciada em março do ano passado, teve atrasos em seu cronograma, os quais afetaram a liberação do tráfego de veículos na rodovia, antes prevista para dezembro de 2023. Com a conclusão das pontes, serão retomados os serviços de pavimentação nos cerca de dois quilômetros que ainda faltam para a conclusão. A expectativa da prefeitura é de que a obra total seja concluída em até 90 dias após a liberação das pontes.
A obra está sendo realizada em convênio com o governo do Estado desde o início do ano passado e conta com investimento de cerca de R$ 15,7 milhões.
A via de mais de 7,9 quilômetros contará com pavimentação asfáltica, ciclofaixa, rede de drenagem pluvial e sinalização, além da construção das duas novas pontes.