Projeto prevê a instalação de bunkers em unidades que passarão por reformas e novas construções após tornado
Secom SC/Divulgação/Folha Regional O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, anunciou que vai iniciar a construção de bunkers (salas seguras) em escolas estaduais para reforçar a proteção de estudantes, professores e comunidade escolar diante de tempestades severas.
O primeiro deve ser construído durante a reconstrução da Escola Estadual Jacob Maran, na cidade de Dionísio Cerqueira. Jorginho Mello visitou a unidade neste domingo, dia 9, logo após a passagem de um tornado que destruiu a escola.
De acordo com o governador, os bunkers serão incorporados ao projeto arquitetônico das escolas que passarão por reformas de maior porte ou serão construídas do zero.
“Serão salas seguras, provavelmente em áreas úteis do colégio, mas com estrutura reforçada contra tornado e chuva forte. Vamos fazendo nas escolas que já vamos fazer grandes reformas e nas novas construções”, explicou o governador. As unidades estaduais atingidas no Extremo Oeste já vão receber manutenção nos próximos dias.
Durante a manhã e tarde deste domingo, Jorginho Mello visitou as cidades de Dionísio Cerqueira e Xanxerê para acompanhar os trabalhos de assistência social e reconstrução.
Os dois municípios foram fortemente afetados por temporais e tornados durante o final de semana. Além dos alertas emitidos e monitoramento de risco das intempéries, imediatamente às ocorrências, a Defesa Civil estadual iniciou o trabalho junto à população atingida com a entrega de telhas, lonas, material de limpeza, cestas básicas e demais apoio.