Associados e estudantes se reuniram no Centro de Inovação Regional Tubarão - Sigma Park, para capacitação sobre inteligência artificial e as novas ferramentas que podem ser aplicadas no dia a dia dos engenheiros, arquitetos e estudantes
A inteligência artificial (IA) já é uma realidade e tem impactado diversos setores como a engenharia e arquitetura. O uso de IA com tecnologias, está transformando como os engenheiros e arquitetos projetam, constroem e otimizam sistemas.
Atentos a estas evoluções, Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos Vale do Rio Tubarão (AREA-TB), com o patrocínio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC), promoveu um evento sobre o tema, voltado para engenheiros, arquitetos, estudantes e profissionais da área, no Centro de Inovação Sigma Park, em Tubarão, nesta terça-feira, dia 19.
Conforme o Assessor de Inovação do CREA-SC, Rhuan Bittencourt, uma série de capacitações estão sendo feitas em diferentes regiões do Estado para contribuir com os profissionais da engenharia e apresentar as novas ferramentas que estão revolucionando o mercado de trabalho.
“O CREA está desenvolvendo uma série de produtos internos e ferramentas que chegam para colaborar com os profissionais. Percebemos que existem muitas oportunidades de aplicação da IA dentro da engenharia, desde a parte administrativa como em projetos e ações práticas”, comenta.
Dezenas de profissionais da região da Amurel participaram do evento que contou com as palestras da engenheira Civil Franciele Burato, especialista em orçamentos de obras, e do engenheiro Ambiental Vinicius Ragghianti, especialista em IA para engenharia. Eles trouxeram conceitos com aplicações práticas do ChatGPT para planejamento, composição de custos, cronogramas e listas de materiais, análise de dados e as novas tendências com IA.
De acordo com a diretoria da AREA-TB, essa é mais uma iniciativa da associação para contribuir com a capacitação, desenvolvimento e valorização dos profissionais do setor.
O evento realizado pela AREA-TB, teve o patrocínio do CONFEA, CREA-SC e MÚTUA-SC, contando com o apoio do Sigma Park e da Amurel.