Quinta-feira, 18 de junho de 2026
Tubarão
20 °C
10 °C
Fechar [x]
Tubarão
20 °C
10 °C
COTIDIANO

Armazém e São Martinho estão entre as cidades do Sul que devem receber internet 5G

Aval da Anatel foi o primeiro passo para que as operadoras de telefonia possam implementar a infraestrutura de acesso à nova rede em mais 282 cidades

02/05/2023 11h44 | Por: Redação Folha Regional

Mais de 150 novas cidades de Santa Catarina podem receber infraestrutura para implantar o sinal 5G de internet.  Entre elas estão 12 cidades do Sul do Estado:  Armazém, São Martinho, Treviso, Siderópolis, Nova Veneza, Forquilhinha, Maracajá, Meleiro, Morro Grande, Morro da Fumaça, Içara e Balneário Rincão.

A Anatel se prepara para autorizar a internet 5G pura em mais 282 cidades brasileiras. Diversas localidades poderão contar com a novidade a partir da semana que vem. O aval da agência reguladora é o primeiro passo para que as operadoras de telefonia organizem planos de ação e passem a liberar a nova rede nas regiões.

A autorização ocorreu durante a reunião do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções (Gaispi), para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz 9, na quarta-feira, dia 26. O grupo foi criado pelo Edital do 5G e conta com a participação do Ministério das Comunicações (MCom).

A liberação da faixa não implica na instalação imediata das redes do 5G, pois, de acordo com o edital, os compromissos estão programados para vencer a partir de 2025. A instalação antecipada de estações do 5G nessas cidades depende do planejamento e interesse de cada prestadora.

O grupo que coordena as metas do 5G, o Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções (Gaispi), estima que a nova rodada de liberação da rede pura pode beneficiar quase 9 milhões de habitantes. Ao todo, 964 municípios brasileiros comportam a internet 5G na frequência de 3,5 GHz. 

As operadoras de telecomunicações utilizam três métodos diferentes para implementar o 5G no país.  O 5G DSS funciona na mesma frequência – ou seja, o “caminho” no ar – do 4G. Mais avançado, o 5G NSA trafega numa frequência diferente, mas parte da sua infraestrutura depende de equipamentos que também funcionam no 4G. Já o 5G SA (ou 5G puro) é completamente independente, com uma estrutura própria.

O MCom estima que ao final deste semestre, cerca de 1,6 mil cidades já tenham sido liberadas para receber a infraestrutura da rede 5G.
Confira a lista de cidades que poderão receber o sinal de 5G puro:

Santa Catarina

Armazém (SC)
São Martinho (SC)
Treviso (SC)
Siderópolis (SC)
Nova Veneza (SC)
Forquilhinha (SC)
Maracajá (SC)
Meleiro (SC)
Morro Grande (SC)
Morro da Fumaça (SC)
Içara (SC)
Balneário Rincão (SC)
Itapoá (SC)
Agrolândia (SC)
Agronômica (SC)
Apiúna (SC)
Ascurra (SC)
Atalanta (SC)
Aurora (SC)
Barra Velha (SC)
Benedito Novo (SC)
Bombinhas (SC)
Botuverá (SC)
Braço do Trombudo (SC)
Brusque (SC)
Campo Alegre (SC)
Chapadão do Lageado (SC)
Corupá (SC)
Dona Emma (SC)
Doutor Pedrinho (SC)
Gaspar (SC)
Ibirama (SC)
Imbuia (SC)
Indaial (SC)
Itaiópolis (SC)
Itajaí (SC)
Itapema (SC)
Ituporanga (SC)
José Boiteux (SC)
Laurentino (SC)
Lontras (SC)
Mafra (SC)
Massaranduba (SC)
Navegantes (SC)
Penha (SC)
Balneário Piçarras (SC)
Pomerode (SC)
Porto Belo (SC)
Pouso Redondo (SC)
Presidente Getúlio (SC)
Rio do Oeste (SC)
Rio dos Cedros (SC)
Rio do Sul (SC)
Rio Negrinho (SC)
Rodeio (SC)
Salete (SC)
São Bento do Sul (SC)
Taió (SC)
Timbó (SC)
Trombudo Central (SC)
Vidal Ramos (SC)
Vitor Meireles (SC)
Witmarsum (SC) 
 

Notícias de Tubarão (SC) e região | Folha Regional

Avenida Marcolino Martins Cabral, 926, sala 1006, Centro | Edifício EJB | Tubarão (SC) | WhatsApp (48) 9 9905-1638

Notícias de Tubarão (SC) e região | Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Portaliza - Plataforma de Jornalismo Digital
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!