Quinta-feira, 18 de junho de 2026
Tubarão
20 °C
10 °C
Fechar [x]
Tubarão
20 °C
10 °C
COTIDIANO

Bolo de 14,6 metros comemora aniversário da imigração italiana em Pedras Grandes

Mais de 100 pessoas participaram da partilha do bolo após a missa em memória aos pioneiros que fundaram a colônia Azambuja em 1877

Pedras Grandes, 30/04/2023 22h03 | Atualizada em 01/05/2023 21h31 | Por: Redação Folha Regional

Um bolo gigante de 14 metros e sessenta centímetros foi a principal atração da comemoração dos 146 anos da imigração italiana no sul de Santa Catarina, no sábado, dia 29, em Pedras Grandes.

Depois da missa em memória aos pioneiros que fundaram a Colônia Azambuja em 1877, o bolo foi cortado e servido a mais de 100 pessoas no salão da igreja.

::: Saiba mais :::

Pedras Grandes celebra os 146 anos de imigração italiana com evento neste sábado

A guloseima começou a ser preparada na véspera por uma equipe de voluntárias. Foram utilizados produtos como pêssego, abacaxi e figo, tudo plantado em pequenas propriedades locais. “Trabalhamos com muito amor e carinho até a noite de sábado quando o bolo ficou pronto”, comemorou Cheila Felippi, uma das voluntárias que ajudaram na cozinha.

O prefeito Agnaldo Filippi fez questão de medir o bolo para conferir se tinha exatamente 14,6 metros, alusão ao 146° aniversário da imigração. “Pedras Grandes tem orgulho de suas origens. Com simplicidade mas com muita união comemoramos esta importante data”, disse o prefeito.

Fundada em 28 de abril de 1877, a Colônia Azambuja foi responsável pela expansão das áreas ocupadas pelos imigrantes italianos e, consequente, pelo surgimento da maioria das cidades da região. O papel dos povos vindos da Itália é considerado fundamental para o desenvolvimento do sul catarinense. 

Pedras Grandes firmou recentemente um pacto de amizade com Belluno, que já está apresentando os primeiros resultados como a preservação da história. Em junho deste ano, os bellunesi esperam a visita dos pedras-grandenses em retribuição a recepção feita em março, quando foi assinado o pacto.
 

 

  • 1 / 1
Notícias de Tubarão (SC) e região | Folha Regional

Avenida Marcolino Martins Cabral, 926, sala 1006, Centro | Edifício EJB | Tubarão (SC) | WhatsApp (48) 9 9905-1638

Notícias de Tubarão (SC) e região | Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Portaliza - Plataforma de Jornalismo Digital
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!