Projeto do Corpo de Bombeiros está disponível de forma gratuita à comunidade
Divulgação/Folha Regional Com a mobilidade comprometida, o senhor Ilson, de 48 anos, teve a oportunidade de tomar um banho de mar e viver momentos de bem-estar em lazer na praia do Campo Bom, em Jaguaruna.
O banho foi possível através do projeto Praia Acessível, do Corpo de Bombeiros. Com o auxílio da cadeira anfíbia, os guarda-vidas proporcionam inclusão e lazer a toda a comunidade.
Em vídeo, o visitante compartilha como foi a experiência de aproveitar o banho de mar com segurança e apoio da equipe.
O projeto
Desde 2013, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina contribui para garantir a segurança e acessibilidade de cadeirantes e deficientes físicos nas praias catarinenses. Para a prática destas ações, foi criado o projeto “Praia Acessível”, que disponibiliza gratuitamente cadeiras adaptadas aos banhistas com mobilidade reduzida.
O uso das cadeiras conta com a supervisão dos Guarda-Vidas, que monitoram e protegem os visitantes em cada banho de mar. Atualmente, o CBMSC possui cerca de 35 cadeiras anfíbias disponíveis em aproximadamente 10 praias catarinenses.
A ação tem como principal objetivo promover a inclusão social nas praias catarinenses, um dos locais mais visitados durante a alta temporada. As cadeiras “anfíbias” possibilitam um banho de mar mais seguro e acessível, ofertado aos banhistas nas praias que possuem o serviço.
Onde encontrar
A consulta das praias inclusas no projeto Praia Acessível pode ser realizada através do aplicativo “Praia Segura”, disponível gratuitamente para smartphones com sistema operacional android.
A ferramenta também exibe a localização e ativação dos postos Guarda-Vidas, além das condições gerais do mar, ventos e praias com ocorrências de água-viva.