Sábado, 05 de abril de 2025
Tubarão
35 °C
19 °C
Fechar [x]
Tubarão
35 °C
19 °C
COTIDIANO

Câmara de Laguna convoca eleição da Mesa Diretora para a próxima sexta-feira

Convocação cumpre determinação judicial 

Laguna , 24/03/2025 11h35 | Atualizada em 24/03/2025 17h04 | Por: Redação Folha Regional
Divulgação/Folha Regional

O presidente interino da Câmara de Vereadores de Laguna, Cleosmar Fernandes, convocou a eleição da Mesa Diretora para esta sexta-feira, dia 28, às 18h, no plenário do Legislativo.

A convocação atende determinação judicial em acórdão do Tribunal de Justiça proferida na Ação Direta de Inconstitucionalidade – ADI de n. 5001668-04.2025.8.24.0000. Conforme o documento, o prazo era de cinco dias úteis a contar desta segunda-feira, dia 24, para cumprimento do acórdão.

"Vistos e relatados estes autos em que são partes as acima indicadas, o Egrégio Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina decidiu, por unanimidade, referendar, com as alterações propostas na fundamentação, a medida cautelar para: i) suspender imediatamente a eficácia dos trechos impugnados do §2º do art. 27 da Lei Orgânica do Município de Laguna e do §1º do art. 15 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Laguna, ante a inconstitucionalidade material das normas; ii) restabelecer, pelos efeitos repristinatórios, a redação anterior do art. 27, parágrafo único, da LOM n. 01/2000; e iii) determinar a realização das eleições para a Mesa Diretora, no prazo de 05 (cinco) dias, com base na redação anterior do art. 27, parágrafo único, da LOM n. 01/2000, nos termos do relatório, votos e notas de julgamento que ficam fazendo parte integrante do presente julgado", diz trecho do acórdão.

Desde o dia 1º de janeiro, depois da posse dos vereadores, em uma sessão conturbada, marcada por gritaria e troca de acusações, o presidente interino Cleosmar Fernandes (MDB), na condição de vereador mais idoso, propôs a leitura de parecer jurídico sobre a eleição da Mesa Diretora, indicando a suposta necessidade de adequar o processo eleitoral às diretrizes constitucionais e à jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, para então colocar em votação uma resolução para alterar o Regimento Interno da Câmara.

Saiba mais

Após decisão do TJSC, presidente interino define data para eleição da Mesa Diretora da Câmara de Laguna

Justiça de Laguna manda suspender sessão ordinária da Câmara de Vereadores

Um grupo de sete vereadores não concordou com a decisão de Cleosmar de adiar a votação para a Mesa Diretora e realizou uma sessão paralela, no auditório ao lado do plenário, sob a presidência do segundo vereador mais idoso, Luiz Otávio Pereira, na qual foi feita a eleição da Mesa Diretora.

Desde então, a briga entre os dois grupos se arrastou também no Judiciário. 

A juíza Elaine Cristina de Souza Freitas, da 2ª Vara Cível da Comarca de Laguna, chegou a suspender a sessão ordinária que estava marcada para o último dia 17 de fevereiro, na Câmara do município. O cancelamento é mais um capítulo na queda de braço, que já se estende por semanas, pelo comando do Legislativo lagunense.

A decisão foi entregue por um oficial de Justiça ao presidente interino Cleosmar Fernandes.

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão (SC) - WhatsApp (48) 9 9219-5772

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!