O animal foi avistado pela primeira vez por um profissional que realizava trabalhos de mapeamento na região
Divulgação/Folha Regional Uma capivara que estava presa há cerca de quatro dias em um penhasco de uma trilha de Florianópolis foi resgatada de helicóptero na tarde desta quinta-feira, dia 17.
Segundo o comandante do 1º Batalhão da PM Ambiental, Carlos Eduardo Rosa, o resgate foi complexo e a principal dificuldade foi a trilha que é bastante íngreme.
Os policiais foram chamados na segunda, dia 14, e não há informações sobre desde quando a capivara estava no penhasco ou a altura em que ela estava presa. A trilha ficou interditada, segundo a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (Floram).
A capivara estava na chamada Trilha da Caverna, entre o Pântano do Sul e a Lagoinha do Leste. O animal foi avistado pela primeira vez por um profissional que realizava trabalhos de mapeamento na região.
" O local onde a capivara caiu é meio que inacessível. Tu não consegues chegar ali. Na terça [15], já encaminhamos uma equipe para verificar a possibilidade de resgate, mas não conseguimos até por conta da falta de equipamento, de efetivo", declarou Carlos.
Não há informações precisas sobre como a capivara chegou a esse local, mas o comandante afirmou que a espécie está no próprio habitat. "Como é um local de bastante vegetação, também é um local meio ermo, então o animal selvagem acaba transitando nesses locais. Como é bastante íngreme, ela acabou caindo ali, mas é o local natural dela. Ela está disseminada por todo o litoral".
O resgate foi feito pela PM Ambiental em conjunto com o Batalhão de Aviação da corporação. O helicóptero levou a capivara até a Praia do Pântano do Sul.
De lá, ela seguiu de carro até o Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetas), onde receberá os cuidados necessários, informou a PM Ambiental. Com informações do G1.