Corpo de Bombeiros orienta sobre segurança e preservação durante período de enxameação
CBMSC alerta população sobre aumento de ocorrências com abelhas na primavera em SC - Foto: SECOM Durante a primavera, aumenta em Santa Catarina o número de ocorrências envolvendo abelhas, devido à fase de enxameação, quando colônias se dividem e buscam novos locais para se estabelecer. O fenômeno é natural e estimulado pelas temperaturas mais altas e pela oferta de flores.
No processo de enxameação, parte das abelhas, liderada pela rainha antiga, deixa a colmeia original e forma os chamados enxames de passagem, que podem pousar temporariamente em árvores, postes ou beirais de construções.
O capitão Domingos, do Corpo de Bombeiros de Seara, explica que esses enxames geralmente não são agressivos. Ataques ocorrem apenas quando os insetos se sentem ameaçados por movimentos bruscos, barulhos ou aproximação de pessoas e animais.
“O melhor a fazer é manter distância e permitir que elas sigam o curso natural. O Corpo de Bombeiros realiza o isolamento da área e, quando necessário, aciona apicultores especializados”, alerta o capitão.
Veja também: Após denúncias, animais em situação de maus-tratos são resgatados em propriedade em Laguna
O CBMSC reforça a importância das abelhas para o ecossistema, especialmente na polinização e equilíbrio ambiental. A captura ou remoção de enxames geralmente ocorre ao final do dia, próximo ao escurecer, quando os insetos se recolhem. Sempre que possível, apicultores da região são acionados para preservar os animais.
“Nosso compromisso é com a proteção da vida — humana e animal. Atuação técnica e responsável garante segurança e preserva as abelhas”, conclui o CBMSC.