Municípios do Oeste catarinense registraram estragos entre sábado (11) e domingo (12); mais de 100 casas foram danificadas
As fortes chuvas que atingiram Santa Catarina entre a noite de sábado (11) e domingo (12) provocaram alagamentos, quedas de árvores e destelhamentos em diversas cidades do Oeste do Estado, segundo informações da Defesa Civil. Os temporais foram intensificados pela formação de um ciclone extratropical entre a Argentina e o Uruguai, que elevou o volume de precipitação e os ventos nas regiões mais afetadas.
Em Vargem Bonita, duas comunidades do interior foram as mais afetadas pelas chuvas — o Distrito de Campina da Alegria e a Linha Assentamento 9 de Novembro. De acordo com a Defesa Civil Municipal, cerca de 40 residências sofreram danos nos telhados. Apesar dos prejuízos, não há registro de desabrigados ou feridos.
Na cidade de Abelardo Luz, os ventos fortes acompanhados de chuva intensa e granizo causaram a maior parte dos estragos. Mais de 60 casas foram destelhadas, e diversas árvores e galhos caíram nas áreas rurais. A Defesa Civil forneceu lonas e segue monitorando a situação.
Em Passos Maia, uma residência foi parcialmente danificada na comunidade de Linha Tozzo, onde o atendimento emergencial evitou que os prejuízos se agravassem. Já em Xanxerê, as chuvas intensas em curto período provocaram alagamentos e o transbordamento do Rio Xanxerê, inundando ruas e pátios de casas.
Veja também: Ciclone extratropical deixa SC e estados do sul em alerta durante Dia das Crianças
As equipes da Defesa Civil seguem em alerta para novas ocorrências, especialmente nas regiões do Meio-Oeste e Planalto Sul, onde o solo já está encharcado. Segundo o órgão, a formação do ciclone extratropical manteve o risco de ventos fortes e granizo isolado durante o fim de semana, mas sem registro de vítimas.
Nesta segunda-feira (13), o tempo volta a ficar estável em grande parte de Santa Catarina, embora ainda haja possibilidade de pancadas de chuva isoladas por causa da umidade e do calor da superfície.
Na terça-feira (14), a chegada de uma massa de ar seco deve trazer tempo firme e temperaturas mais baixas, variando entre 7°C e 13°C, especialmente nas áreas altas da Serra.
A quarta-feira (15) tende a ser de céu aberto e sol predominante, com chance de chuva fraca no Litoral apenas nos extremos do dia devido à circulação marítima.