A medida também inclui a suspensão do transporte escolar, tanto para as unidades do município quanto para alunos que estudam em outras cidades
Foto: Greg Johnson/Unsplash Diante do alerta da Defesa Civil para a formação de um ciclone extratropical sobre a região sul a partir desta sexta-feira, dia 7, a prefeitura de Jaguaruna, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, decidiu suspender as aulas da rede municipal de ensino na tarde e noite desta sexta-feira.
A medida também inclui a suspensão do transporte escolar, tanto para as unidades do município quanto para alunos que estudam em outras cidades.
A decisão foi tomada com foco na segurança dos estudantes, profissionais da educação e motoristas, diante do risco de deslocamento nas condições climáticas atuais.
Segundo a Defesa Civil, os ventos médios variam entre 30 e 40 km/h e as rajadas variam entre 70 e 90 km/h, podendo ser ainda
mais fortes nas áreas litorâneas e serranas. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas a destelhamentos, dano na rede elétrica e queda de galhos e árvores.
O centro de baixa pressão também dará origem a uma nova frente fria e a população deve se preparar para enfrentar tempestades severas. Segundo o Climatempo, as nuvens carregadas têm potencial para provocar chuva forte em pouco tempo.
Os ventos de 100 km/h devem afetar principalmente as áreas serranas e litorâneas. Rafael Bernardino, do Conexão Geoclima, adverte para risco de supercélulas, com pedras de granizo de quatro centímetros de diâmetro.
“O ambiente já está com energia suficiente para gerar granizo grande, ventos destrutivos e até tornados isolados”, informou.