Por 2/3 dos votos, Câmara recebeu nesta segunda-feira denúncia contra Claudir Bitencourt, que deve ficar suspenso das funções por até 180 dias
O prefeito de Capivari de Baixo, Claudir Bitencourt (PL), deverá ser afastado do cargo pelo prazo de até 180 dias após instauração de comissão processante pela Câmara de Vereadores para apurar denúncias contra o Executivo.
Saiba mais
Nesta segunda-feira, dia 12, os vereadores aceitaram denúncia de possíveis atos de infração político-administrativa e crime de responsabilidade ocorridos na Secretaria Municipal de Educação com eventual responsabilidade direta ou indireta do prefeito.
Conforme a Lei Orgânica do Município, o prefeito ficará suspenso de suas funções pois o recebimento da acusação pela Câmara se deu pelo voto de dois terços de seus membros. Ou seja, foram nove votos favoráveis à denúncia e apenas dois contrários, como explicou à Folha Regional o vereador Fernando Juninho (PSDB).
Leia a opinião de Nilton Veronesi
A inabilidade política de Claudir Bitencourt
Ainda hoje a Câmara de Vereadores deve expedir a notificação ao prefeito Claudir Bitencourt comunicando a decisão. Mas há informações de que Claudir não está em Capivari de Baixo neste momento, e sim em Florianópolis.
Com o afastamento, quem assume o cargo é a vice-prefeita Samira Vargas Porto (MDB). Na Câmara é provável que a apreciação das denúncias dure menos tempo, cerca de 90 dias.