Reunião contará com a presença do secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins e lideranças da região na próxima segunda-feira
Divulgação/Folha Regional Lideranças empresariais e representantes das Associações Empresariais do sul e extremo sul catarinense estarão na Associação Empresarial de Tubarão (Acit), na próxima segunda-feira, dia 3, às19h, para conhecer os próximos passos na gestão do Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, localizado em Jaguaruna.
O evento é uma realização da Federação das Associações Empresariais de SC (Facisc), em parceria com a Acit e contará com a presença do secretário de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins.
A reunião tem como objetivo apresentar às lideranças regionais o Consórcio Regional Sul Airport, que passa a assumir a gestão do Aeroporto Regional Sul.
Durante o encontro, a Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF) e os concessionários responsáveis irão detalhar o projeto de revitalização do terminal de passageiros, além das ações planejadas para ampliar a infraestrutura e os serviços oferecidos no Aeroporto.
Considerado estratégico para o desenvolvimento socioeconômico da região, o Aeroporto Regional Humberto Ghizzo Bortoluzzi atende diretamente as regiões da Amurel, Amrec e Amesc, sendo fundamental para a mobilidade, turismo e atração de investimentos. Por isso, a importância da participação de lideranças das Associações Empresariais dos 45 municípios que integram essas regiões, ampliando o diálogo pelo fortalecimento logístico de todo o sul do Estado.
"Este é um movimento conjunto de nossas lideranças e entidades, na busca por maior competitividade e desenvolvimento regional, que passa pela infraestrutura logística. Sempre foi um pleito da Acit em concordância com as entidades do sul", destaca o presidente da Acit, Alexsandro da Cruz Barbosa.
O Aeroporto Regional Sul de Jaguaruna está sendo concedido para a iniciativa privada, por meio da primeira parceria público-privada (PPP) da história do governo de Santa Catarina, para o Consórcio Regional Sul Aiport.
O contrato com a concessionária foi assinado no mês de junho. A transição deve ser finalizada até o fim deste ano. A empresa ficará responsável pela gestão nos próximos 30 anos, realizando melhorias operacionais e de infraestrutura.
No primeiro semestre de 2025, o aeroporto registrou movimento de 47,8 mil passageiros.