Aislan Grogório da Silva Júnior, de 12 anos, será um dos temas em programa na TV Aparecida, nesta terça, Dia Internacional da Síndrome de Down
O Dia Internacional e Nacional da Síndrome de Down é celebrado nesta terça-feira, 21 de março. A data tem o objetivo de conscientizar e de quebrar o estigma social a respeito da síndrome. A Organização das Nações Unidas (ONU) reconhece a data desde 2012, no Brasil, o dia só passou a ser celebrado no ano passado.
Por conta disso, a TV Aparecida realiza uma entrevista nesta terça, no Estúdio do Programa Bênção da Manhã, com o tema: Síndrome de Down: Uma vida inclusiva e saudável. Além dos convidados, o programa contará com o debate sobre o trabalho de Aislan Gregório da Silva Júnior, de Tubarão. O menino de 12 anos, com síndrome de Down, é coroinha na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Tubarão.
Além de coroinha, Aislan Júnior também participa de competições de paratletismo representando Tubarão através da Apae e Braço do Norte por meio da Associação Esportiva e Paradesportiva BN (Asespp).
De acordo com o produtor da TV Aparecida Mike Rafael, o programa tem como objetivo a formação espiritual e humana dos telespectadores e mostrar a importância da inclusão.
"Quando trazemos este tipo de conteúdo, queremos que as pessoas reflitam como elas enxergam os temas variados do dia a dia. Mas principalmente como elas interagem com questões que dizem respeito a família e a comunidade. Acredito que quando trazemos um tema como esse, temos a oportunidade de mostrar como é importante o papel de cada um de nós dentro da sociedade", avalia.
A Síndrome de Down não é uma doença, e sim uma falha genética, que acontece na divisão celular do óvulo, que resulta em um par a mais no cromossomo 21, chamada trissomia.
No Brasil existem aproximadamente 300 mil pessoas com síndrome de down, segundo dados do IBGE. A inclusão dessas pessoas na vida escolar e profissional aumenta sua possibilidade de desenvolvimento, além de reforçar para sociedade a necessidade de respeito às diferenças, quaisquer que sejam.