Não há, até o momento, registro de desabrigados ou desalojados na região
Foto: Divulgação/Defesa Civil A Defesa Civil divulgou no início da tarde desta quarta-feira, 29, um relatório atualizando a situação dos municípios da região da Amurel após longo período de chuva intensa.
Segundo o boletim, os municípios da região da Amurel permanecem em estado de atenção devido às chuvas persistentes e pontuais elevação de rios. As Defesas Civis seguem em operação preventiva, realizando monitoramento, isolamento e atendimentos localizados. Não há, até o momento, registro de desabrigados ou desalojados na região.
Em Tubarão, a precipitação causou pontos de alagamento área urbana da cidade. As ruas Aldo Hülse, Wenceslau Braz, Júlio Boppré e Rua dos Ferroviários são as mais afetadas até o momento. Na Rua dos Ferroviários, em Oficinas, o asfaltou cedeu e um ônibus ficou preso.
Equipes da Defesa Civil Municipal e Secretaria de Obras e Infraestrutura estão atuando no atendimento às famílias, realizando vistorias técnicas e limpeza das vias afetadas.
Segundo relatório, os pontos de alagamento não estão relacionados ao nível do rio Tubarão, mas sim ao sistema de drenagem pluvial dos bairros.
Em Imbituba, os bairros mais afetados são Vila Nova, Nova Brasília, Sambaqui, Itapirubá e Vila Village, onde houveram quedas de árvores e a via foi parcialmente obstruída. Dez residências foram afetadas pelas chuvas.
A Defesa Civil do município, Secretaria de Infraestrutura, Samae e Secretaria de Segurança estão atuando em conjunto para a remoção de obstáculos, monitoramento contínuo e orientação à população.
Em Imaruí, foi emitido um alerta para possíveis deslizamentos no perímetro rural da cidade. Os pontos mais afetados são a Estrada Geral do Tamborete e bairro Riberão. Um trecho da SC-437 foi interditado devido o acúmulo de água sobre a pista.
Autoridades têm trabalhado para realizar o isolamento preventivo e monitoramento das condições da rodovia.
Em São Martinho, o município registrou o aumento no nível do rio e medidas preventivas foram realizadas em pontes de acesso.
A travessia da rua Alberto Eyng foi isolada preventivamente, enquanto a ponte de acesso ao bairro Rio 7 está sendo monitorada devido ao grande volume de água nas cabeceiras.
Em Jaguaruna, foram registrados alagamentos pontuais e foi observado a elevação do nível de rios e córregos.
As principais localidades afetadas foram a ponte principal do Centro, onde houve transbordamento em alguns pontos; a comunidade do Pontão, com transbordamento parcial do rio, com danos localizados; Sanga Grande Baixa, escoamento sobre a estrada e invasão leve do pátio de uma residência; Balneário Esplanada, Camacho e Dunas do Sul, onde uma residência foi parcialmente invadida pela água.
A Defesa Civil do Municipal segue monitorando o nível dos rios e atuando junto à Secretaria de Obras para limpeza, manutenção e encaminhamento das demandas.