Uma casa chegou a ser arrastada pelo vento e foi parar em cima de um carro
A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou a passagem de um tornado no oeste do Estado na noite deste sábado, dia 20.
As instabilidades avançaram pela fronteira com a Argentina e ganharam intensidade próximo às cidades de São Miguel do Oeste e Barra Bonita, onde houve registro de queda de granizo e danos provocados pela passagem de um tornado, caracterizando a ocorrência de uma tempestade severa.
De acordo com relatos locais e imagens de drone fornecidas pela Coordenadoria Regional de São Miguel do Oeste, é possível observar um caminho de destruição com telhados parcialmente destruídos e árvores tombadas, características condizentes com a ocorrência de tornados.
Uma casa de madeira foi parar em cima de um carro após ser arrancada pela força do vento em Barra Bonita. Segundo a Defesa Civil, os moradores não estavam no local e ninguém ficou ferido.
A cidade de 1,6 mil habitantes foi atingida por granizo e ventos fortes por volta das 21h, afetando cerca de 40 casas.
A Defesa Civil do município estima que as rajadas tenham ultrapassado 80 km/h, mas aguarda laudo oficial para confirmação.
A residência deslocada pelo vento ficou com um dos lados sustentado apenas pelo veículo. O procedimento de retirada deve ocorrer quando a chuva passar.
Dentre os estragos registrados na cidade, há destelhamentos e quedas de árvores e postes de energia, deixando várias unidades consumidoras sem energia.
Previsão
O domingo, dia 21, iniciou com intensos temporais no Grande Oeste e áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, além de registros no Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.
Entre o domingo e a segunda-feira, dia 22, o tempo segue instável em todo o estado. Até o início da tarde deste domingo, os temporais mais intensos se concentraram no Grande Oeste e divisa com o RS. A partir da tarde, a instabilidade avança para as demais regiões.
No Grande Oeste, há risco para temporais mais severos até o início da noite, que devem se deslocar para o Vale do Itajaí e Norte catarinense entre a noite e a madrugada de segunda-feira.
Durante a madrugada, os temporais perdem força, mas a chuva persiste com intensidade moderada a forte até o final da manhã. A partir da tarde, a aproximação de uma massa de ar seco favorece a melhora gradativa do tempo, começando pelo Oeste e avançando para o Leste catarinense.