As máximas podem chegar aos 27°C no Litoral Sul no decorrer do dia
O frio intenso começa a perder força em Santa Catarina neste domingo, dia 2.
De acordo com a Defesa Civil, o amanhecer foi menos frio em comparação aos dias anteriores, mas ainda sim com temperaturas baixas. Entre o Meio-Oeste e os planaltos, as temperaturas mínimas variam entre 0°C e 10°C com valores pontualmente menores.
Entre o Extremo Oeste e Oeste, os termômetros devem registrar entre 7 a 14°C. Nas demais áreas, incluindo o Vale do Itajaí, Grd. Florianópolis, Litoral Norte e Litoral Sul, temperaturas mínimas entre 11°C e 18°C.
À tarde, a presença do sol e dos ventos do quadrante norte/noroeste com rajadas de até 45 km/h favorecem o aquecimento, com máximas de 19 a 24°C na maior parte de SC, podendo chegar aos 26/27°C no Litoral Sul e em trechos do Extremo Oeste.
A exceção fica para os pontos mais altos da Serra, onde as máximas não passam dos 16/18°C.
A segunda-feira, dia 3, ainda inicia com tempo firme, mas entre a tarde e à noite, uma frente fria que se desloca pelo oceano deixa o tempo instável em Santa Catarina.
Há condições para pancadas de chuva e temporais bastante isolados no estado, principalmente entre o Meio-Oeste e Litoral. Os acumulados de chuva serão baixos e o risco é baixo para ocorrências meteorológicas como alagamentos e destelhamentos pontuais.
O amanhecer será mais ameno e as temperaturas mínimas nas áreas de divisa com o RS, incluindo a Grd. Florianópolis será invertida, ou seja, deve ocorrer no final da noite em função do avanço de ar frio na retaguarda da frente fria.
Desta forma, as temperaturas mínimas oscilam de 4°C a 10°C no Planalto Sul e Grd. Florianópolis Serrana, 7°C a 12°C no Meio-Oeste e Planalto Norte e de 10°C a 15°C nas demais áreas. Antes das chuvas as temperaturas se elevam na metade norte do estado, variando de 24°C a 27°C entre o Oeste, Extremo Oeste, Vale do Itajaí, Litoral Norte e Planalto Norte.
Com a atuação deste sistema, os ventos de sul sopram com moderada a forte intensidade nas áreas costeiras (rajadas de 50 a 70 km/h), deixando o mar agitado, com ondas de sul entre 2,0 e 2,5 m e picos de até 3 m.
O risco é moderado para ocorrências associadas às atividades de pesca e navegação e baixo para ocorrências associadas aos ventos nas áreas do litoral.