Terça, 21 de maio de 2024
Tubarão
19 °C
10 °C
Fechar [x]
Tubarão
19 °C
10 °C
COTIDIANO

Em meio a impasse com governo do Estado, professores se mobilizam para manifestação em Florianópolis nesta terça-feira

Greve completa 6 dias nesta segunda-feira. Na regional de Tubarão, professores continuam com visita às escolas 

29/04/2024 12h13 | Atualizada em 29/04/2024 16h46 | Por: Redação Folha Regional

A greve dos professores da rede estadual completa seis dias nesta segunda-feira, dia 29, em Santa Catarina. Neste domingo, dia 28, o governador Jorginho Mello (PL) usou suas redes sociais para se posicionar contra a paralisação e anunciar medidas como desconto em folha dos dias de falta dos grevistas e contratação de professores temporários para salas de aula.

::: Saiba mais :::

Governador irá descontar falta dos professores grevistas em SC e toma outras medidas; saiba quais

Em seguida, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação na Rede Pública de Ensino do Estado (Sinte-SC) se posicionou em resposta às declarações do governador.

Conforme o Sinte, 30% dos educadores estão em greve. Já o governador diz que o movimento está “com baixa adesão” e que cerca de 90% dos profissionais seguem em sala de aula.

Para Evandro Accadrolli, coordenador do sindicato, a categoria foi “surpreendida” com o posicionamento de Jorginho.
José Sérgio Cristóvam, que trata de assuntos jurídicos da categoria, reforçou que a greve é um direito constitucional assegurado a todos os trabalhadores; que em todas as greves do magistério, historicamente, sempre houve reposição dos dias paralisados e nunca houve confirmação dos cortes dos salários dos servidores; e, por último, citou ser ilegal a reposição das vagas de profissionais em greve.

Os sindicalistas também rebatem o argumento do governador de que a descompactação da folha custaria R$ 4,6 bilhões aos cofres públicos. Para eles, o valor é “superestimado” e alegam que há um total de R$ 3,5 bilhões “para serem aplicados no serviço público catarinense”.

“Estamos tentando negociar há mais de um ano e lamentamos a escolha do governo em não apresentar nenhuma proposta, além de usar o momento para desinformar a sociedade. Os trabalhadores e trabalhadoras da educação não merecem o tom de ameaça. Não é uma briga entre sindicato e governo do Estado, são pais e mães de família que precisam ser valorizados”, compartilhou o Sinte em suas redes sociais.

Ato estadual reunirá professores em Florianópolis

De acordo com a coordenadoria regional do Sinte de Tubarão, as mobilizações continuam nesta segunda-feira, dia 29, na região.

::: Saiba mais :::

Adesão à greve da educação chega a mais de 500 servidores na regional de Tubarão, diz sindicato

De 57 escolas que fazem parte da regional de Tubarão, 36 dessas unidades de ensino estão com quadro de greve, totalizando mais de 500 grevistas. Nesta segunda, o comando de greve visita escolas de Orleans. Ainda na sexta-feira, dia 26, cerca de 200 professores da região realizaram uma passeata pelas vias centrais de Braço do Norte para reivindicar melhorias salariais.

O grupo se organiza para participar de uma manifestação em Florianópolis nesta terça-feira, dia 30, com trabalhadores grevistas de todo o Estado. 

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão/SC - CEP: 88706-091

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!