De autoria de Angela Amin, projeto de lei foi sancionado pelo presidente Lula na sexta-feira
Agora é lei. O presidente Lula sancionou na última sexta-feira, dia 5, o projeto de lei que denomina Willy Alfredo Zumblick o túnel construído no Morro do Formigão, localizado na Rodovia BR-101, em Tubarão. Publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, dia 8, a Lei nº 14.920 já está em vigor.
De autoria da então deputada federal Angela Amin o projeto estava em tramitação desde 2019 e foi aprovado na Câmara e no Senado.
Mas a iniciativa original foi do ex-deputado Edinho Bez, aprovada em 2012 nas Comissões de Viação e Transportes (CVT) e de Cultura (CCULT). Na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), não houve tempo hábil para apreciação, o que provocou seu arquivamento. Após alguns anos, a então deputada Angela Amin retomou o projeto.
“Destaco que nos anos 90 o Diário Catarinense realizou uma pesquisa popular que o colocou entre os 20 catarinenses do século. Tamanha era sua importância e visibilidade como artista que o Rotary Club Internacional, existente em 170 países, tem uma galeria com 120 nomes de todo o mundo e Willy Zumblick faz parte dela”, destacou Angela Amin em seu projeto de lei.
A produção artística de Zumblick, falecido em 2008, ultrapassa cinco mil obras, boa parte dela exposta em seu museu em Tubarão.