Projeto de lei que homenageia o artista foi aprovado no Senado Federal e segue para a sanção presidencial
O projeto de lei 4632/19 que nomeia Willy Alfredo Zumblick o túnel construído no morro do Formigão, localizado entre o Km 337,8 e o Km 338,7 da rodovia BR-101, no município de Tubarão, foi aprovado nesta terça-feira, dia 4, na comissão de Infraestrutura do Senado Federal, em decisão terminativa.
De autoria da então deputada federal Angela Amin, o projeto estava em tramitação desde 2019 e foi aprovado. O senador Esperidião Amin foi relator da proposta e agora segue para sanção presidencial.
Em seu pronunciamento, o relator do projeto, senador Esperidião Amin, enalteceu os inúmeros trabalhos do artista, que foi amigo pessoal de sua família. “O Willy Zumbick teve uma vida muito rica, era um grande amigo da minha família e deixou um grande legado como artista, além de um legado comunitário e cívico. Em 31 de agosto de 1985, ele ainda inaugurou no Km 338 da BR-101, no início do Morro do Formigão, o Monumento ao Caminhoneiro, com 4,39 metros de altura”, comenta Amin.
A iniciativa original foi do ex-deputado Edinho Bez, sendo aprovada em 2012 nas Comissões de Viação e Transportes (CVT) e de Cultura (CCULT). Na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), não houve tempo hábil para apreciação, o que provocou seu arquivamento. Após alguns anos, a então deputada Angela Amin retomou o projeto.
Em sua justificativa, a deputada destaca a importância do artista para Tubarão e todo o mundo. “Destaco que nos anos 90, o Jornal Diário Catarinense realizou uma pesquisa popular que o colocou entre os 20 catarinenses do século. Tamanha era sua importância e visibilidade como artista que o Rotary Club Internacional, existente em 170 países, tem uma galeria com 120 nomes de todo o mundo e Willy Zumblick faz parte dela”, diz trecho do projeto.
A produção artística de Zumblick, falecido em 2008, ultrapassa cinco mil obras, boa parte dela, exposta em seu museu em Tubarão.