A ocorrência de avistamentos no Brasil é rara, ainda com poucas aparições. Contudo, o animal é comum na região subantártica e antártica
Uma foca-caranguejeira, espécie rara no Brasil, chamou atenção dos moradores de Garopaba na manhã desta terça-feira, 19. O animal foi visto na areia da praia, na área central da Area de Proteção Ambientla da Baleia Franca.
A ocorrência de avistamentos no Brasil é rara, ainda com poucas aparições. Contudo, o animal é comum na região subantártica e antártica.
O animal está sendo monitorado pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), através do Instituto Australis, que monitora a região diariamente, com apoio de voluntários.
A avaliação inicial externa indica que o animal está descansando, por isso, é fundamental se atentar as orientações básicas de respeitar o momento do animal, manter distância, evitar barulhos e aglomerações e, em hipótese nenhuma, alimentá-lo.
A última aparição de uma animal da mesma espécie correu em 12 de maio, entre o Molhes da Barra, em Laguna, e a praia do Luz, em Imbituba.