O objetivo do programa é transformar a realidade de crianças e adolescentes em serviço de acolhimento para que alcancem uma vida digna e autônoma, através de educação básica e profissional
A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) lançou neste ano de 2025 o selo “Empresa Amiga”. A certificação será entregue às empresas que apoiarem o Programa Novos Caminhos.
O programa foi fundado em 2013 pelo Termo de Cooperação n. 175/2013, assinado entre o Poder Judiciário catarinense, a Associação de Magistrados Catarinenses (AMC) e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC/SESI/SENAI). Ao longo de sua existência e por meio de termos aditivos ao original, outras instituições tornaram-se parceiras: Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina (OAB/SC); Ministério Público de Santa Catarina (MPSC); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e Serviço Social do Comércio (SENAC/SESC/Fecomércio/SC); Associação Catarinense de Medicina (ACM); Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/FAESC); e Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina (CIEE/SC).
Segundo a Interlocutora de Responsabilidade Social da FIESC SESI SENAI Cintia Nowasco, o objetivo do programa é transformar a realidade de crianças e adolescentes em serviço de acolhimento para que alcancem uma vida digna e autônoma, através de educação básica e profissional, atendimentos odontológicos e psicológicos, e oficinas com várias temáticas.
“O objetivo do selo Empresa Amiga é reconhecer as empresas que têm o compromisso com a transformação social dessas crianças e adolescentes. Algumas empresas de Tubarão foram certificadas por ações em 2024 e agora queremos estimular mais empresas a contribuírem com as casas de acolhimento da região da Amurel”, explica.
Ela destaca que qualquer pessoa jurídica que queira fazer uma doação ou prestar um serviço de maneira gratuita aos serviços de acolhimento pode participar. “Essas empresas receberão o Selo "Empresa Amiga". Já as empresas que contratarem adolescentes em situação de acolhimento como aprendiz, estagiário ou CLT, receberão o certificado e o selo de "Empresa Cidadã" emitido pelo TJSC.”
As empresas interessadas poderão fazer contato com a Interlocutora de Responsabilidade Social da FIESC SESI SENAI Cintia Nowasco através do telefone (48) 3621-5615 para mais informações.