Alguns funcionários de outros municípios atendidos pela empresa aderiram ao protesto e decidiram paralisar as atividades até que a situação seja resolvida
Trabalhadores que atuavam na coleta de lixo em Tubarão pela Plural, responsável pelo serviço de coleta de lixo na cidade até o fim de janeiro, realizaram um protesto nesta quarta-feira (11) na sede da empresa, em Imbituba. Eles reivindicam pagamento dos salários atrasados, de horas extras e verbas rescisórias.
Alguns funcionários de outros municípios atendidos pela empresa aderiram ao protesto e decidiram paralisar as atividades até que a situação seja resolvida. A Polícia Militar foi acionada, apesar da manifestação ser pacífica.
Além das questões de pagamento, há uma denúncia de que um funcionário teria perdido parte de um dedo em um acidente de trabalho, porém, a empresa não emitiu a Comunicação de Acidente de Trabalho.
A prefeitura de Tubarão anunciou que poderá aplicar medidas administrativas e sanções previstas em lei caso a empresa não regularize a situação com os funcionários. Além disso, reforçou que só realizará novos pagamentos mediante comprovação da quitação das obrigações trabalhistas.
“A prefeitura reforça que não possui vínculo empregatício com os funcionários da empresa contratada, sendo as responsabilidades trabalhistas exclusivas da empresa. Ainda assim, não será conivente com qualquer desrespeito aos direitos dos trabalhadores nem com o descumprimento contratual”, afirmou a administração municipal da Tubarão por meio de nota oficial.