Obra será executada no trecho da Rua Alfredo Bernardini que faz esquina com a Rua Antônio Luiz Silvano
Notícias de Jaguaruna - O tráfego no Centro de Jaguaruna será contemplado com uma intervenção que deve melhorar o fluxo de veículos. Foi confirmada nesta sexta-feira, dia 8, a implantação de uma passagem de nível inferior embaixo dos trilhos da Ferrovia Tereza Cristina, no trecho da Rua Alfredo Bernardini que faz esquina com a Rua Antônio Luiz Silvano.
A passagem de nível inferior vai funcionar como um túnel, feito de aduelas pré-moldadas, com pistas de ida e volta. Terá também passarela para pedestres e ciclistas e vai permitir o tráfego de veículos menores enquanto o trem cruza os trilhos que cortam o Centro.
A realização da obra partiu de uma demanda da Associação Empresarial de Jaguaruna, Sangão e Treze de Maio (ACIRJ). Há alguns meses, o advogado Marcos Antônio Machado, do núcleo jurídico da associação, e o vice-presidente Fernando Pacheco participaram de uma audiência com o diretor-presidente da FTC, Benony Schmitz Filho, na qual reivindicaram a passagem de nível inferior.
Os membros da ACIRJ solicitaram à FTC a elaboração dos projetos arquitetônicos e orçamentários para a obra, que deve custar cerca de R$ 300 mil. Nesta sexta-feira, dia 8, durante reunião na prefeitura de Jaguaruna, o deputado federal Ismael dos Santos (PSD), diante de lideranças do município, entre elas alguns vereadores, garantiu o recurso por meio de emenda parlamentar.
Com isso, a FTC ficará encarregada de executar a obra, que deve levar cerca de quatro dias para a conclusão, e a prefeitura, por meio do recurso parlamentar, será a responsável por comprar as aduelas pré-moldadas. Como se trata de emenda impositiva, o montante será liberado no próximo ano, quando então terá início a obra.
“Através da ACIRJ conseguimos esse pleito para a cidade. A obra vai permitir circular quando o trem estiver no local, principalmente em casos de emergência. Será também uma alternativa para o fluxo de trânsito”, comentou Machado.