Shows musicais e entrega de comenda marcam aniversário de uma das cidades mais antigas do Estado
Uma das cidades mais antigas de Santa Catarina, conhecida como berço de Anita Garibaldi, Laguna comemorou 349 anos nesta terça-feira, dia 29.
Com suas belezas naturais, praias e o Centro Histórico, onde preserva capítulos importantes da história brasileira, Laguna comemora a nova idade com ampla programação marcada por homenagens e pela 43ª Semana Cultural.
Nesta terça-feira, dia 29, uma solenidade realizada no Cine Teatro Mussi reuniu autoridades e representantes da sociedade civil para a entrega da Comenda Domingos de Brito Peixoto, maior honraria concedida pelo município.
O evento iniciou com uma homenagem à fundação de Laguna, relembrando os povos originários e Domingos de Brito Peixoto, bandeirante paulista responsável pela criação da Vila de Santo Antônio dos Anjos de Laguna em 1676.
A comenda foi entregue a cidadãos que contribuem significativamente para a história, cultura, identidade e desenvolvimento da cidade.
Um dos homenageados foi o ex-prefeito Mário José Remor. Ele governou o município entre 1977 e 1983. Idealizador da Semana Cultural de Laguna, seu mandato foi marcado por importantes investimentos em infraestrutura e valorização das tradições locais.
O prefeito Preto Crippa finalizou a solenidade prestando uma homenagem especial ao ex-prefeito Mário José Remor. “Uma grande referência de gestor público, amigo de meu avô Alberto Crippa e inspiração para todos que amam esta cidade”, comentou.
A solenidade foi encerrada com o tradicional corte simbólico do bolo de aniversário de Laguna. À noite, a população prestigiou um grande espetáculo com a Camerata Florianópolis, que apresentou “Tributo à Música Popular Brasileira”.
Show da banda Ave de Rapina
Dentro da programação da 43ª Semana Cultural e em celebração aos 349 anos de Laguna, a lendária banda Ave de Rapina sobe ao palco do Cine Mussi no próximo sábado, dia 2 de agosto. O grupo comemora 40 anos de história e apresentará os clássicos do rock autoral. O grupo foi formado em 1985 e rapidamente ganhou destaque no cenário musical do Sul do Brasil.
O nome Ave de Rapina surgiu justamente em 1985, quando o grupo classificou a música “Um Lindo Blue” no Festival Universitário da Canção (FUC), em Blumenau. A canção conquistou o 3º lugar e o prêmio de melhor intérprete. No ano seguinte, com “Sons, Baladas e Blues”, garantiram o 2º lugar no mesmo festival. Já em 1987, consagraram-se com “Própria Luz”, recebendo o 1º lugar, além de prêmios de melhor arranjo e melhor intérprete.
A programação da Semana Cultural encerra no domingo, dia 3, com oficina de desenho de obervação e concerto com a banda Carlos Gomes.
Avanços e planejamento
Em sete meses de gestão, a atual administração comemora os 349 anos de história, cultura e tradição de Laguna.
Nesses primeiros meses, a gestão tem se dedicado à recuperação da cidade, enfrentando desafios com planejamento, parcerias e responsabilidade. O prefeito Preto Crippa destaca algumas ações como a recuperação de ruas, reformas em escolas, prédios públicos recebendo melhorias e a valorização da cultura.
O prefeito ressalta o novo momento vivido pela cidade. “Laguna chega a mais um aniversário vivendo um novo tempo, com muito trabalho e dedicação nesses sete meses de gestão. Assumimos uma cidade cheia de desafios e, com planejamento, parcerias e responsabilidade, temos avançado em diversas áreas: estamos recuperando ruas, valorizando a cultura nesta 43º Semana Cultural, já pensando no turismo e na temporada do verão 2026, investindo em melhorias nos prédios públicos, reformando escolas e modernizando a gestão pública. Nossa prioridade é continuar melhorando, com diálogo e transparência”, comenta.