Máquina a vapor número 1871, recuperada pela FTC, passa a integrar o cenário cultural e natalino de Capivari de Baixo
Foto: Divulgação A locomotiva a vapor de número 1871 voltou a ser exibida ao público em Capivari de Baixo. Desde a tarde de sexta-feira, 5, a peça histórica está instalada na Praça da Bandeira, totalmente restaurada pela Ferrovia Tereza Cristina (FTC) e transportada pela Fam Guindastes, com patrocínio da Diamante Geração de Energia.
A máquina foi retirada no dia 14 de novembro da Praça England, na Avenida Nilton Augusto Sachetti, e levada à oficina central da FTC, em Tubarão, para o trabalho de recuperação.
Na manhã desta segunda-feira, 8, equipes da Secretaria de Infraestrutura iniciaram a pintura da base onde a locomotiva foi posicionada e a instalação da decoração natalina. A escolha pela Praça da Bandeira, divulgada ainda no dia da remoção da peça, recebeu aprovação da comunidade.
Segundo a museóloga Silvana Silva de Souza, do Museu Ferroviário de Tubarão, a locomotiva 1871 é um modelo de pequeno porte, usado para manobras, fabricado pela inglesa Manning Wardle Company. A mesma empresa produziu outras duas máquinas de características semelhantes: a locomotiva nº 2, de 1916, preservada no Museu Ferroviário de Tubarão, e a nº 3, também de 1916, localizada no Parque Diamante +Energia, ambas integrantes do acervo museológico da cidade.
Silvana esclarece ainda um equívoco comum: o número 1871 não corresponde ao ano de fabricação da peça. Pesquisas indicam que as locomotivas desse fabricante, trazidas ao Brasil, foram produzidas entre 1912 e 1916. A numeração, portanto, deve estar relacionada ao patrimônio da máquina.
Pertencente ao município de Capivari de Baixo, a locomotiva já havia passado por um processo de restauração pela FTC em 2018, quando estava no pátio da Secretaria de Infraestrutura. Agora, após novo restauro, ganha novamente um espaço coberto e protegido, desta vez no coração da cidade.
“Agradecemos a todas as empresas e instituições parceiras que nos ajudaram nesta tarefa. Agora teremos mais um atrativo turístico e cultural, especialmente neste período de Natal, com a máquina histórica toda iluminada”, destaca o prefeito Claudir Bitencourt.