Missas estão sendo celebradas no local onde fica a imagem da padroeira do Brasil, com 13 metros de altura
Desde as primeiras horas da manhã deste domingo, dia 12, feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, centenas de fiéis se deslocam em direção à colina onde fica a imagem da padreira do Brasil, com 13 metros de altura, em Treze de Maio.
O destino na localidade de São João de Urussanga Baixa atrai milhares de devotos todos os anos de diferentes lugares do país. Para este domingo, a expectativa é que cerca de 20 mil pessoas passem pelo local no decorrer do dia.
Uma primeira missa está sendo celebrada pelo Bispo da Diocese de Tubarão, Dom Adilson Busin, no alto da colina, desde as 8h. A programação religiosa segue às 9h com missa na capela da localidade celebrada pelo padre Antônio.
Às 10h30, o padre Lino Brunel estará na colina para conduzir a missa junto com os devotos que passam pelo local. Às 15h, encerra a programação religiosa com missa na colina celebrada pelo padre Matheus.
A imagem de Nossa Senhora Aparecida, na comunidade de São João de Urussanga Baixa, é um dos destinos preferidos dos fiéis no dia 12 de outubro, que aproveitam para agradecer e pedir graças. O acesso ao local só pode ser feito a pé e os peregrinos aproveitam para subir o morro em penitência.
A gruta na pedra foi construída em 1969, após a morte de uma devota da Santa. Também no local, fica localizada a imagem de Nossa Senhora, medindo 13 metros de altura. A imagem, por sua vez, começou a ser erguida em 1998 e levou nove meses para ser concluída pelo escultor de Orleans Paulo Afonso Dalponte Pereira.
Treze de Maio reconhece Festa de Nossa Senhora Aparecida como Patrimônio Cultural Imaterial
A tradicional Festa de Nossa Senhora Aparecida da Comunidade de São João de Urussanga Baixa, realizada anualmente no dia 12 de outubro, em Treze de Maio, foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do município.
A festa também foi incluída no Calendário Oficial de Eventos do município, devendo ser preservada, promovida e incentivada como manifestação cultural, turística e religiosa tradicional da comunidade.
Patrimônio Cultural Imaterial são as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas — junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados — que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural, nos termos da Convenção da UNESCO para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial (2003).