Sábado, 17 de maio de 2025
Tubarão
24 °C
16 °C
Fechar [x]
Tubarão
24 °C
16 °C
COTIDIANO

Mais de 30 artistas da região são selecionados para mentoria gratuita no Parque Diamante

Programa foi oficialmente lançado durante evento com palestra do ator Ricardo Vandré. Aulas iniciam nesta quarta-feira

Capivari de Baixo , 15/05/2025 12h56 | Por: Redação Folha Regional
Divulgação/Folha Regional

Ao todo, 31 artistas de diferentes cidades da região, foram selecionados para participar do novo projeto desenvolvido no Parque Diamante +Energia: o Acelerador de Artistas. O lançamento ocorreu na noite desta terça-feira (13), no teatro do Parque.

Artistas, agentes culturais e profissionais de diferentes segmentos participaram do evento marcado pela palestra com o ator, diretor, advogado e produtor cultural Ricardo Vandré, de São Paulo, conhecido por sua atuação nos principais veículos televisivos do Brasil.

Vandré levou o público a refletir sobre seus próprios sonhos e propósitos e compartilhou experiências pessoais e profissionais. “Sou um ex-tímido e o teatro me trouxe todas as ferramentas essenciais para eu descobrir que também sou um apaixonado por gente. Precisamos descobrir o que nos motiva? Qual o nosso propósito de vida? E a partir disso, buscar avançar para esse alvo”, comentou o palestrante.

Após a palestra, a Coordenadora de Projetos Culturais Incentivados do Parque Diamante +Energia, Dafna Rodrigues, anunciou os nomes dos artistas que foram selecionados para participar do novo projeto.

Inicialmente foram disponibilizadas 20 vagas, porém, diante do grande número de inscrições, a direção do projeto decidiu ampliar as oportunidades e selecionou 31 artistas.

O presidente da Associação Jorge Lacerda (AJL), gestora do Parque, Valdeci Algayer, acompanhou o evento e enfatiza que essa é mais uma ação planejada pelos mantenedores para que o Parque seja um verdadeiro ‘berçário’ de artistas na região. “O Parque realiza eventos com apresentações de artistas locais e identificamos essa necessidade de preparar esses profissionais para o mercado de trabalho. Aqui eles terão essa oportunidade de fazer a autogestão e desenvolver suas carreiras. Estamos felizes em ver essa adesão do público e queremos deixar esse legado para a sociedade, para que o Parque se torne um berçário de artistas e um propulsor de tantos talentos que temos na nossa região”, reforçou o presidente da AJL.

A Associação gestora do Parque é composta por cinco entidades: Fundação Inoversasul, Univinte, Ases, Amurel e pela instituição privada mantenedora, a Diamante Geração de Energia.

Novas oportunidades

Vitória Lutemberg Locks participou do lançamento do projeto e foi uma das selecionadas. Aos 20 anos, ela sonha em seguir carreira no teatro e encontrou no Acelerador de Artistas, uma oportunidade para aprender e se profissionalizar. “A palestra do Ricardo Vandré foi excepcional. Me surpreendeu e me motivou ainda mais a seguir esse sonho. Hoje sou uma artista independente e quero me capacitar para novas oportunidades. Participar desse projeto é o começo de uma nova história na minha vida”, diz a artista de Tubarão.

Entre os selecionados estão artistas de diferentes segmentos como teatro, dança, música e contação de história. Alguns estão começando suas carreiras e outros já desenvolvem trabalhos na área e querem se aperfeiçoar ainda mais. É o caso da pedagoga, escritora e contadora de história Karmensita Almeida da Rocha Cardoso, de Laguna. Ela atua na área de contação de história há mais de 20 anos. Disposta a obter novas experiências e conhecimento técnico, se inscreveu no projeto e conquistou uma vaga. “Estou admirada com essa iniciativa do Parque de proporcionar essa capacitação aos artistas. Vim com o coração aberto para aprender e estou feliz em ter essa troca com outros artistas da nossa região e me enxergar como um agente transformador com novas possibilidades”, destaca.

Mentorias

O Acelerador de Artistas contará com mentorias gratuitas pelos próximos cinco meses com os agentes culturais da região. O primeiro encontro inicia nesta quarta-feira (14) com os selecionados. O ator Ricardo Vandré ministrará as primeiras aulas nesta quarta.

A partir do próximo mês, serão realizados novos encontros com módulos temáticos e palestras com especialistas de diferentes áreas para que os participantes consigam uma ascensão em suas carreiras. Comunicação e oratória, marketing e identidade visual, cenários, figurinos, maquiagem, iluminação, som, estão entre os assuntos que serão discutidos.

Palco Aberto

Durante o evento também será lançado o projeto Palco Aberto. Seja na música, no teatro, na dança ou em qualquer outra forma de expressão artística, esta será a oportunidade de dar voz e visibilidade aos talentos da região com espaços abertos para apresentações. Ao final do projeto, os artistas poderão organizar suas apresentações para o público do Parque Diamante +Energia.

A ação cultural gratuita é realizada por meio do Ministério da Cultura e conta com o apoio da Associação Jorge Lacerda, gestora do Parque Diamante +Energia e com o patrocínio da Diamante Geração de Energia, através da Lei Rouanet de Incentivo a Projetos Culturais.

Acompanhe as novidades e ações do Parque pelo site parquediamanteenergia.com.br e pelas redes sociais (@parquediamanteenergia).

Confira quais foram os artistas selecionados:

Ana Carla Fernandes
Arildo da Silva Junior
Arthur Souza Vieira
Clayton Gonçalves de Gonçalves
Daniele Delenga
Diogo Fernando Possidonio Vieira
Douglas Martins Fraga
Edilza Nunes Goulart
Elisa Corrêa Romagna
Fabricio Bueno Borges dos Santos
Felipe Benta Silva
Gabriella Alessandra Carvalho Calil
Gean Pierre da Silva Machado
Gustavo Florencio de Godois
Igor Cougo
Karmensita Almeida da Rocha Cardoso
Letícia Salvador Machado
Lucy Alita Ferreira da Silva
Manuela Camila da Silva Matias
Manuela dalsenter costa
Marcelo Alvino Dos Santos
Maria Julia Souza Rucinski
Maria Luíza Mina
Matheus Pipoka (Matheus Medeiros Martins)
Nathalia Castro da Rosa
Ramon Matos Cunha
Ricardo José Wandresen Gonçalves
Sergio Amaral Corrêa
Vanere Almeida da Rocha Pires
Vitória Luchtemberg Locks
Rafael Fernandes de oliveira

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão (SC) - WhatsApp (48) 9 9219-5772

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!