Até a definição de nova empresa, a Cooperativa Bom Jesus segue com serviços emergenciais de coleta na cidade
Divulgação/Folha Regional A prefeitura de Tubarão publicou a retificação do edital da Concorrência Eletrônica nº 06/2025, que trata da contratação da nova empresa responsável pela coleta de resíduos no município.
Com as retificações, a nova data de abertura da sessão pública passa a ser 7 de novembro. O valor global estimado da contratação é de R$ 11.204.745,11 (ano).
Foram feitas atualizações no edital como adequações na planilha de composição de custos, alinhando os valores à Convenção Coletiva de Trabalho vigente e incluindo itens que não constavam anteriormente; confirmação de que o julgamento será pelo critério de menor preço por lote, garantindo maior clareza e objetividade na análise das propostas; complementação das especificações técnicas dos contêineres, detalhando parâmetros exigidos para fornecimento; exigência de seguro para os veículos da operação, sem definição de valor mínimo, assegurando maior responsabilidade na execução do contrato; ajustes na minuta do contrato, especialmente nas cláusulas de subcontratação e garantia de execução, proporcionando mais segurança ao município.
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), por meio da 4ª Promotoria de Justiça de Tubarão, instaurou uma notícia de fato para acompanhar a situação da falta de coleta de lixo no município, que, segundo denúncias recebidas pela Ouvidoria do MPSC, ocorre possivelmente desde o início do mês de outubro.
Moradores relataram acúmulo de resíduos nas ruas e odor forte. A situação vem sendo amplamente comentada pela população, pela imprensa local e nas redes sociais.
Coleta emergencial continua até definição de nova empresa
Atualmente, a coleta no município está sendo realizada pela Cooperativa Bom Jesus, empresa contratada em caráter emergencial, garantindo a continuidade do serviço até a conclusão da licitação definitiva.
Na semana passada, a prefeitura notificou a Cooperativa, em razão de falhas na execução contratual. Conforme a empresa, houve danos em caminhões e ausência de funcionários, o que atrasou os serviços.
Com a finalização da licitação e a contratação definitiva, a expectativa é de que o serviço seja estabilizado e aprimorado, trazendo mais qualidade e regularidade à coleta em todos os bairros.