César Damiani colocou seu nome à disposição para concorrer à vaga. Melhorias na infraestrutura da região sul e turismo serão suas principais bandeiras
O vereador de Jaguaruna César Damiani, eleito pelo Partido Novo, colocou seu nome à disposição para disputar as eleições de 2026. O Novo articula a decisão de César ser o representante da região para concorrer a deputado estadual.
Empresário com forte atuação no setor de transportes e turismo, Damiani alia décadas de experiência na iniciativa privada e no serviço público com uma visão moderna e comprometida com a região sul catarinense.
Natural de Tubarão e atualmente vereador em Jaguaruna, Damiani representa uma renovação política que valoriza tanto a tradição familiar quanto a inovação na gestão pública. Sua atuação é pautada por princípios de eficiência, responsabilidade fiscal e diálogo com a comunidade — valores alinhados com a proposta do Partido Novo.
Cadeira no Legislativo estadual
Como pré-candidato a deputado estadual, Damiani pretende ser a voz ativa da região da Amurel na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Segundo ele, cerca de 14 a 15 mil votos podem garantir uma cadeira no Legislativo estadual — oportunidade inédita para Jaguaruna, que ainda não teve um representante direto na Alesc. “Nossa região pode aumentar a representação na Assembleia Legislativa. Hoje Tubarão teria mais uma opção de voto. Vamos lutar para investimentos principalmente em melhorias na infraestrutura das nossas cidades e fomento ao turismo”, comenta.
César Damiani acredita que o futuro de Jaguaruna depende da união entre tradição, inovação e boa gestão. Defende o fortalecimento do empreendedorismo local, a valorização da história e da identidade cultural do município, além de investimentos sustentáveis em infraestrutura, saúde, educação e turismo.
Empresário e trajetória política
César é filho de Arno Damiani, o “Senador Arno Damiani”, fundador das empresas Santo Anjo e Alvorada — marcas históricas no setor de transportes interestaduais no Brasil. Ao longo de sua trajetória, César também se destacou como sócio da Santo Anjo e gestor de outras empresas como a Alvorada e a WD, que atuou diretamente na promoção do turismo regional.
Sua vivência no mundo empresarial reforça sua visão estratégica para o desenvolvimento econômico, habilidade que ele agora leva para o seu mandato na Câmara de Vereadores de Jaguaruna.
Damiani iniciou sua trajetória política em 1973, ao ser eleito vereador m Tubarão pelo partido Arena, função que desempenhou até 1976. Retornou ao legislativo em 1989, agora pelo PDS, e contribuiu ativamente para a promulgação da Lei Orgânica de Tubarão, em 1990.
Entre 1979 e 1982, foi Secretário Adjunto do Trabalho no governo Jorge Bornhausen, período em que ajudou a formular políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico do Estado. Nos anos 1990, candidatou-se a vice-prefeito de Tubarão ao lado de Ximenes e, posteriormente, foi Secretário de Desenvolvimento Regional (SDR) durante a gestão de Luiz Henrique da Silveira, reforçando seu compromisso com o progresso da região.