Quinta-feira, 04 de dezembro de 2025
Tubarão
28 °C
17 °C
Fechar [x]
Tubarão
28 °C
17 °C
COTIDIANO

Novo ciclone deve se formar e causar temporais em todo o Brasil nesta semana

Fenômeno pode provocar chuva volumosa, ventania e risco de alagamentos em várias regiões

Santa Catarina, 02/12/2025 11h13 | Por: Narciso Barone- Redação SIte On
Foto: freepik

Um novo ciclone deve se formar sobre o território brasileiro nos próximos dias, segundo projeções atualizadas de institutos meteorológicos nacionais. O fenômeno deve intensificar áreas de instabilidade e provocar chuva forte, rajadas de vento e risco de alagamentos em diferentes regiões ao longo da semana.

De acordo com meteorologistas, o sistema começa a ganhar força entre terça (03) e quarta-feira (04), inicialmente na Região Sul. A partir daí, o ciclone extratropical tende a avançar pelo país, colaborando para a formação de nuvens carregadas e tempestades também no Sudeste, Centro-Oeste e parte do Nordeste.

Região Sul deve sentir os efeitos primeiro

O Sul será a porta de entrada do fenômeno, com previsão de volumes elevados de chuva, descargas elétricas e rajadas de vento que podem superar 70 km/h. As áreas com maior risco são Santa Catarina e Rio Grande do Sul, especialmente em municípios já afetados por eventos climáticos recentes.

Instabilidade avança para Sudeste e Centro-Oeste

Com o deslocamento do sistema, estados como São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul devem registrar temporais isolados, aumento da nebulosidade e possibilidade de transtornos pontuais, como quedas de energia e enxurradas rápidas.

Nordeste também pode ter chuva acima da média

Em parte do Nordeste, especialmente Bahia e Maranhão, bandas de instabilidade associadas ao ciclone podem intensificar as precipitações, embora de forma mais localizada.

Alertas e recomendações

Autoridades recomendam atenção redobrada nos próximos dias, principalmente em áreas com histórico de deslizamentos ou enchentes. A orientação é acompanhar atualizações meteorológicas e evitar deslocamentos em momentos de chuva intensa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Folha Regional | Notícias 24h de Tubarão, Jaguaruna e região

Avenida Marcolino Martins Cabral, 926, sala 1006, Centro | Edifício EJB | Tubarão (SC) | WhatsApp (48) 9 9219-5772
 

Folha Regional | Notícias 24h de Tubarão, Jaguaruna e região © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!