Segunda-feira, 25 de novembro de 2024
Tubarão
31 °C
15 °C
Fechar [x]
Tubarão
31 °C
15 °C
COTIDIANO

Novo ciclone extratropical vai impulsionar onda de frio nos próximos dias em SC; confira a previsão

É esperado que segunda, terça e quarta-feira sejam os dias mais gelados

11/08/2024 09h24 | Atualizada em 11/08/2024 09h24 | Por: Redação Folha Regional

A partir da próxima semana, o Brasil deverá enfrentar um novo e intenso período de frio devido à formação de um ciclone extratropical em alto-mar.

Segundo dados do Climatempo, embora o sistema não vá passar diretamente sobre nenhuma região brasileira, sua influência será significativa, especialmente nas áreas mais ao sul do país.

A combinação da formação do ciclone em alto-mar com a atuação de uma alta pressão sobre o Brasil, que dá origem à massa de ar polar, criará um verdadeiro "corredor de vento". Este fenômeno impulsionará ventos frios para grande parte do país, especialmente no início da próxima semana.

Espera-se que segunda, terça e quarta-feira sejam os dias mais gelados desta nova onda de frio.

A Defesa Civil de Santa Catarina indica que neste domingo, dia 11, o tempo segue firme, ensolarado e com baixas temperaturas em toda SC, por influência da massa de ar seco e frio. 

As temperaturas não sobem muito durante o dia e as máximas oscilam entre 15 e 19°C no Grande Oeste e Planalto Norte e ficam entre 11 e 15°C no Planalto Sul. Já no litoral e áreas próximas as temperaturas sobem um pouco mais e variam entre 19 e 22°C. 

No final do dia, a nebulosidade aumenta entre os planaltos e o Litoral, sobretudo nas áreas de divisa com o RS, devido ao deslocamento de umidade do mar para o continente, e não se descarta a chance de chuva fraca ou até mesmo precipitação invernal (chuva congelada ou neve) até a madrugada da segunda-feira, dia 12.

No decorrer da segunda, a massa de ar seco e frio recebe reforço, deixando o frio ainda mais intenso no amanhecer, com mínimas entre 0 e -4°C entre o Meio-Oeste e os planaltos,  de 1 a 5°C no Oeste e Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis serrana e de 5 e 10°C nas demais regiões. Mais uma vez, há condições para formação de geada ampla. 

Mesmo com o predomínio do sol, as temperaturas não sobem muito e à tarde, as máximas variam entre 12 e 18°C. 

No Litoral Norte a agitação marítima também aumenta, com ondas entre 2,0 e 3,0m. 

Terça-feira, dia 13, ensolarada na maior parte do dia em SC. A partir da tarde, a virada do vento para a direção nordeste, favorece o aumento de nuvens entre o Litoral Norte e a Grande Florianópolis, mas sem indicativos de chuva.

O dia começa novamente com muito frio, com mínimas entre 0 e 5°C na maior parte do estado, ficando entre -1 e -5°C na Serra catarinense. No litoral, mínimas entre 5 e 9°C. À tarde as máximas variam de 10 a 15°C entre o Grande Oeste e os planaltos e ficam em torno de 18°C nas demais áreas.

Com o vento perdendo força e mudando de direção, a agitação marítima começa a diminuir no decorrer do dia, mas ainda assim se mantém muito agitado a grosso ainda com risco de ressaca, com ondas de direção sul entre 3,0 e 4,5m do Litoral Sul a Grande Florianópolis, e de 2,0 a 2,5m no Litoral Norte. 

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão (SC) - CEP: 88706-091

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!