Quinta-feira, 31 de julho de 2025
Tubarão
21 °C
10 °C
Fechar [x]
Tubarão
21 °C
10 °C
COTIDIANO

Pedras Grandes homenageia agricultura familiar com carro de boi de cerca de 15 toneladas

Novo monumento será inaugurado no próximo sábado, no Parque Casa dos Arcos

Pedras Grandes, 29/07/2025 21h14 | Atualizada em 30/07/2025 21h53 | Por: Redação Folha Regional
Divulgação/Folha Regional

Pedras Grandes inaugura na manhã do próximo sábado, dia 2 de agosto, o que pode ser o carro de boi mais pesado do mundo, homenagem da cidade e do prefeito Agnaldo Filippi ao agricultor familiar.

O monumento instalado no Parque Casa dos Arcos pesa aproximadamente 15 toneladas, possui 12 metros de comprimento, 2,6 metros de largura e rodas de dois metros de altura.

A estrutura foi construída com arame, concreto e talas de aço da ponte Hercílio Luz.

A obra de arte que será instalada no parque Casa dos Arcos é mais uma ideia criativa do prefeito de Pedras Grandes, executada a quatro mãos pelo metal-mecânico Jony de Bona Porton e pelo escultor uruguaio Pedro Saenz.

O carro de boi estilizado, construído com talas de aço da histórica Ponte Hercílio Luz e tracionado por uma junta de bois moldados em arame e cimento, está prestes a se transformar em uma das atrações turísticas de Pedras Grandes.

A grandiosidade do monumento impressiona: com cerca de dez metros de comprimento, o conjunto contará com duas rodas de aço, cada uma com quase dois metros de altura, e dois bois de cimento, medindo aproximadamente quatro metros de comprimento por dois de altura.

A expectativa é de que se torne a estrutura mais pesada do mundo já construída nesse formato, reforçando o compromisso da cidade com a valorização da cultura, da história e do trabalho no campo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o prefeito Agnaldo Filippi, o monumento segue a linha dos projetos já instalados no Parque Casa dos Arcos, que utilizam materiais reaproveitados da emblemática ponte de Florianópolis.

“O nosso objetivo com mais este monumento, que a exemplo dos demais utiliza material reciclado proveniente da Ponte Hercílio Luz, é homenagear os agricultores, tão importantes para a economia de Pedras Grandes. O carro de boi foi, na época da colônia Azambuja, um meio de transporte fundamental para o escoamento da produção agropecuária. Hoje, com o agronegócio e com as pequenas propriedades rurais, queremos reconhecer este setor da economia que é destaque em Pedras Grandes”, afirma.

Com mais essa iniciativa, Pedras Grandes reafirma seu papel como guardiã da memória dos colonizadores e do trabalho no campo, transformando arte, história e identidade em pontos de encontro entre passado e futuro.

Folha Regional | Notícias 24h de Tubarão, Jaguaruna e região

Avenida Marcolino Martins Cabral, 926, sala 1006, Centro | Edifício EJB | Tubarão (SC) | WhatsApp (48) 9 9219-5772
 

Folha Regional | Notícias 24h de Tubarão, Jaguaruna e região © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!