Sábado, 24 de janeiro de 2026
Tubarão
32 °C
18 °C
Fechar [x]
Tubarão
32 °C
18 °C
COTIDIANO

Pedras Grandes instala roda d’água de dez metros como novo atrativo turístico

Estrutura homenageia a indústria do passado e reforça ações voltadas ao turismo, à cultura e à educação no município

Pedras Grandes, 23/01/2026 16h06 | Atualizada em 23/01/2026 16h13 | Por: Redação Folha Regional
Foto: Prefeitura de Pedras Grandes

O município de Pedras Grandes instalou, nesta sexta-feira, 23, no Centro da cidade, uma roda d’água de grandes proporções, que passa a integrar o conjunto de equipamentos turísticos do município. 

A estrutura tem 10 toneladas, 10 metros de altura e foi construída inteiramente com aço reaproveitado da Ponte Hercílio Luz, um dos principais símbolos históricos de Santa Catarina.

A mobilização para a instalação foi planejada e executada com sucesso, segundo a administração municipal. O prefeito Agnaldo Filippi (Progressistas) destacou que o novo equipamento representa uma homenagem direta à indústria do passado, especialmente aos moinhos e atafonas que marcaram a história da região.

“Hoje nós estamos aqui no centro da nossa cidade para mais um dia importante, estamos alocando aqui a nossa roda d’água construída inteiramente com aço da Ponte Hercílio Luz”, afirmou o prefeito durante a instalação.

Homenagem à imigração e à história local

De acordo com Filippi, a roda d’água remete ao período da imigração italiana, iniciada em 1877, quando os colonizadores se estabeleceram na região da Colônia Azambuja, considerada a primeira colônia de imigrantes do Sul de Santa Catarina.

“O italiano, quando veio para cá em 1877, se instalou nessas montanhas e se aproveitou muito das quedas d’água para gerar sua energia mecânica, tocar os seus engenhos”, ressaltou o prefeito. A estrutura, segundo ele, simboliza esse uso histórico da força da água como motor do desenvolvimento local.

Turismo, cultura e educação como pilares

Além do resgate histórico, a roda d’água foi pensada como um elemento de projeção para o futuro do município. “Nosso objetivo aqui é homenagear a indústria do passado. Uma roda com 10 toneladas, 10 metros de altura”, explicou Filippi, ao destacar o impacto visual e simbólico do equipamento.

Para o prefeito, o novo atrativo reforça o posicionamento de Pedras Grandes como destino turístico, com foco também na cultura e na educação. “Esse é mais um equipamento que vai destacar Pedras Grandes para o turismo. O trabalho não para aqui em Pedras Grandes”, concluiu.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Notícias de Tubarão (SC) e região | Folha Regional

Avenida Marcolino Martins Cabral, 926, sala 1006, Centro | Edifício EJB | Tubarão (SC) | WhatsApp (48) 9 9219-5772
 

Notícias de Tubarão (SC) e região | Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!