A Polícia Civil reforça o compromisso com a transparência e a segurança na documentação veicular para proteger os direitos dos cidadãos.
Polícia Civil de Santa Catarina cumpre mandados de busca e apreensão em investigação a fraudes em documentos tramitados na Ciretran de São José Nesta quinta-feira (13/11), a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio do Departamento de Investigação Criminal (DIC) de São José, cumpriu quatro mandados de busca e apreensão relacionados a uma investigação sobre fraudes em documentos que tramitavam na Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) de São José, com registros datados de 2004.
A apuração aponta que, pelo menos em quatro processos, houve manipulação fraudulenta dos selos usados para autenticar a autorização para a transferência de propriedade de veículos. A investigação identificou que nessas transações, feitas por meio de um despachante específico, as informações contidas nos selos apresentavam dados falsificados.
Os cartórios de notas e protestos consultados confirmaram que os selos continham informações falsas e, ainda, que outros dados inseridos foram fraudulentos, incluindo nomes de profissionais que jamais exerceram as funções atribuídas a eles nesses documentos. Isso sugere uma operação organizada para enganar os órgãos oficiais em processos administrativos.
Durante as ações, a polícia apreendeu materiais considerados de interesse para a investigação. A análise desses itens seguirá no inquérito policial conduzido pelo DIC de São José para esclarecer os fatos e responsabilizar os envolvidos.