Domingo, 09 de novembro de 2025
Tubarão
27 °C
14 °C
Fechar [x]
Tubarão
27 °C
14 °C
COTIDIANO

Prefeito chora ao relatar destruição após passagem de tornado; cidade está em estado de calamidade

Entre as vítimas identificadas em Rio Bonito do Iguaçu estão uma adolescente e um idoso de 83 anos; uma pessoa ainda está desaparecida

08/11/2025 19h32 | Atualizada em 08/11/2025 19h37 | Por: Redação Folha Regional
Divulgação/Folha Regional

O  prefeito de Rio Bonito do Iguaçu, Cesar Bonivo, concedeu uma entrevista emocionada à Rádio Itapuã na manhã deste sábado, dia 8, após o tornado que devastou parte do município e outras cidades do Oeste do Paraná. Com voz embargada, o prefeito descreveu o cenário de destruição e o desespero vivido pela população durante o temporal.

"Passamos de 500 pessoas feridas. Há cerca de cinco a dez pessoas na UTI. Foi uma tragédia muito grande. Ontem, quando cheguei ao pronto-atendimento, fiquei despachando as pessoas, pedindo ambulâncias, pedindo socorro. No corredor, com várias goteiras, corria água… e corria sangue dos nossos companheiros aqui de Rio Bonito. Isso nunca mais vou esquecer”, relatou o prefeito, visivelmente abalado.

Durante a entrevista, Bonivo falou sobre a chegada do governador Ratinho Junior para discutir as ações emergenciais e o plano de reconstrução do município.

"Vamos sentar com ele e com os nossos deputados para definir uma meta de trabalho. O ministro da Integração já me ligou. A Copel vai restabelecer a energia, a Secretaria da Educação vai ajudar a reconstruir as escolas. Precisamos unir forças, estaduais e federais, para reconstruir nossa cidade”, disse.

O prefeito encerrou a entrevista reforçando a dimensão da tragédia: "Hoje estou sem rumo. Eu nunca vi no Brasil uma tragédia desse porte. Precisamos somar todas as nossas pessoas e reconstruir juntos.”

Seis mortes confirmadas

O número de mortos após o tornado que atingiu Rio Bonito do Iguaçu subiu para seis, e todas as vítimas já foram identificadas. A sexta confirmação é de um idoso de 83 anos, encontrado sem vida na cidade, marcando o quinto óbito registrado no município.

Segundo informações do Grupo RIC, entre as vítimas estão dois homens, de 49 e 57 anos, e duas mulheres, de 14 e 47 anos. Em Guarapuava, foi confirmada a morte de um homem de 53 anos — inicialmente, os bombeiros haviam informado que se tratava de um idoso de 60.

Duas pessoas que estavam desaparecidas foram localizadas com segurança, mas uma ainda segue desaparecida.

Calamidade

O governador Carlos Massa Ratinho Junior decretou ( Decreto 11.838/2025 ) neste sábado (8), estado de calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, após o tornado que atingiu cerca de 90% das residências e prédios comerciais do município, provocando seis mortes até o momento. O governador está na cidade acompanhando o trabalho da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e das equipes estaduais que prestam atendimento à população e fazem o levantamento dos danos à infraestrutura.

“Desde o início dos primeiros casos relatados pela população, a gente já começou a movimentar as equipes do Interior e também da Capital, principalmente para atender a população desabrigada. Ao longo da noite, também acionamos os hospitais da região, deslocamos ambulâncias para Cascavel e tropas de Londrina e Cascavel para reforçar os atendimentos. Por volta das 4h da manhã, foram chegando mais equipes”, afirmou o governador.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Folha Regional | Notícias 24h de Tubarão, Jaguaruna e região

Avenida Marcolino Martins Cabral, 926, sala 1006, Centro | Edifício EJB | Tubarão (SC) | WhatsApp (48) 9 9219-5772
 

Folha Regional | Notícias 24h de Tubarão, Jaguaruna e região © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!